terça-feira, março 21, 2017

ISRAEL ESTREIA NOVO SISTEMA DE DEFESA ANTI-MÍSSIL "FUNDA DE DAVID"

Acompanhando o crescente das tensões na fronteira Norte de Israel (Líbano e Síria), a Força Aérea Israelita inaugurou ontem oficialmente o seu novo sistema de defesa anti-míssil, cognominado de "Funda de David", acrescentando assim mais um avançado sistema de protecção aos já bem sucedidos "Cúpula de Ferro" e "Arrow", cuja eficácia tem sido comprovada nos últimos ataques com rockets disparados pelo Hamas a partir da Faixa de Gaza.
Este novo sistema é o resultado de um trabalho conjunto realizado por israelitas e norte-americanos.
Já operacional, este sistema irá funcionar como parte do programa de defesa anti-míssil israelita.
Quando em plena capacidade de acção, o sistema "Funda de David" opera na camada acima da "Cúpula de Ferro" e abaixo do sistema "Arrow." Isso significa na prática que está preparado para interceptar mísseis balísticos, rockets de alcance médio a longo e mísseis de cruzeiro disparados de distâncias entre 40 e 300 quilómetros.

TENSÕES NA FRONTEIRA NORTE
Este novo sistema vem mesmo a tempo. As tensões na fronteira Norte de Israel avolumam-se, com um míssil terra-ar sírio recentemente interceptado pelo sistema israelita "Arrow" depois de um ataque da Força Aérea Israelita a um carregamento de armas do Hezbollah.

A eficácia do sistema de defesa "Arrow" no derrube do míssil S-200 sírio com uma ogiva carregando 200 kgs de explosivos foi vital, uma vez que visava a região do vale do rio Jordão.
Sabe-se que o míssil foi disparado a partir de uma base aérea síria perto da cidade de Homs. 
Menos de um minuto depois de o míssil S-200 ter sido disparado, identificou-se do lado israelita o perigo que o mesmo constituíria para o país, levando a equipa do "Arrow-2" a disparar contra o míssil.

Os inimigos não descansam, mas Israel não dorme. E os avisos do ministro da Defesa de Israel são bem claros: se a Síria continuar a disparar mísseis contra Israel, a aviação israelita destruirá por completo todos os sistemas de defesa antí-míssil dos sírios...

Shalom, Israel!

Sem comentários: