terça-feira, janeiro 15, 2019

MERGULHADORES ISRAELITAS VÃO PROCURAR NO RIO DANÚBIO OS RESTOS MORTAIS DE JUDEUS HÚNGAROS MORTOS NO HOLOCAUSTO

Uma equipa profissional de mergulhadores israelitas vocacionados nas áreas do resgate irão esta semana passar "a pente fino" o fundo das águas do rio Danúbio, na capital húngara, Budapeste, em busca de restos mortais dos muitos judeus mortos pelos nazis e atirados ao rio. 
Esta operação é fruto do acordo conseguido entre os ministros do interior israelita e húngaro.
Os mergulhadores da organização israelita ZAKA dirigirão todas as operações de busca.
"Estou contente por o ministro do interior húngaro prometer assistência, apoio e equipamento tecnológico para o benefício deste projecto, e espero que os mergulhadores da ZAKA consigam resgatar esses santos mártires judeus para um digno e completo sepultamento judaico" - afirmou o ministro israelita Aryeh Deri.

MILHARES DE JUDEUS
Perto do final da Segunda Guerra Mundial, milhares de judeus húngaros que não haviam sido enviados para os campos de morte foram executados nas margens do rio Danúbio por membros da "Cruz da Lança" - o partido fascista de extrema direita que colaborou com os nazis e que dirigiu a Hungria entre Outubro de 1944 e Março de 1945.
Cerca de 565.000 judeus húngaros foram mortos durante o Holocausto - a maioria em Auschwitz, na Polónia então ocupada pelos nazis, para onde foram deportados em massa em meados de 1944.
Quem visita Budapeste, poderá ver junto às margens do rio Danúbio um memorial dedicado a esses judeus. O memorial consta de centenas de sapatos dispostos sobre um pequeno muro contíguo às margens do rio.

Shalom, Israel!

Sem comentários: