sábado, outubro 26, 2019

ISRAEL PODERÁ DEPENDER DA ENERGIA SOLAR A 100% JÁ EM 2030

Sempre na dianteira em todas as áreas da ciência, Israel tem também avançado bastante na resolução do problema da dependência do petróleo e outras energias poluentes para a produção da electricidade necessária ao país.
E os avanços têm sido significativos: o deserto do Arava e toda aquela região, incluindo a cidade de Eilat, está prestes a ficar totalmente dependente da energia solar durante o dia, colocando aquela região do Sul de região alguns anos à frente do resto do país no que concerne à energia foto-voltaica.
A equipa que tem estado a explorar estes desenvolvimentos no Sul de Israel ambiciona agora conseguir contratos para expandir esta energia e negócio a todo o país, na expectativa de que em 2030 toda a energia consumida durante o dia seja já proveniente do sol.
O sucesso desta energia "limpa" já está a chegar a alguns países da África, tanto mais que, para além da questão ambiental, o custo ser inferior ao da energia produzida pelo gás natural. 
O preço do quilowatt da energia solar em Israel é de 0,06 dólares, um valor inferior ao da energia produzida pelo gás natural.
Apesar do custo ser cerca de um terço do respeitante ao gás natural, um dos responsáveis do projecto queixa-se dos políticos, por alegadamente estarem a proteger os interesses dos lobbies do gás natural.
Um dos problemas com a energia solar é a necessidade de grandes espaços para instalar as respectivas plantas, ainda que se fale da possibilidade de colocar as mesmas nos terraços das casas, centros comerciais e até instalações militares.

Mais uma vez, Israel na vanguarda!

Shalom, Israel!

Sem comentários: