segunda-feira, outubro 07, 2019

ARQUEÓLOGOS ISRAELITAS DESCOBREM GRANDE CIDADE CANANITA NO NORTE DE ISRAEL

A Autoridade para as Antiguidades de Israel informou ter sido descoberta em Sharon, a Norte da região de Tel Aviv uma cidade cananita com 5 mil anos, chamada En-Esur, tornando-se na maior cidade da época do bronze até agora descoberta em Israel.
A cidade cananita estende-se por uma área de cerca de 650.000 metros quadrados, e alojaria na época umas 6 mil pessoas. Esta "grande" cidade (para a época), está adjacente a uma outra muito mais pequena, com uns 7 mil anos de idade.
A escavação foi liderada pelos arqueólogos da AAI, Itai Elad e pelos drs. Yitzhak Paz e Dina Shalem, à frente de uma equipa de 5.000 voluntários. Os arqueólogos acreditam terem apenas escavado 10% da cidade.
As escavações trouxeram à luz do dia um cemitério, um muro fortificado, e os restos de edifícios públicos e privados.
Foram também encontradas dezenas de ferramentas primitivas, pedaços de cerâmica, e vasos feitos de pedra basáltica. Foram também achados alguns figurinos interessantes, tais como o de uma cabeça humana e um outro com um homem de mãos levantadas e um animal ao seu lado.
Foram também descobertos no centro da cidade de En-Esur os restos de um enorme templo, incluindo uma enorme bacia em pedra e vários ossos de animais queimados, o que prova a prática de ofertas sacrificiais com animais. 

Shalom, Israel!


Sem comentários: