quinta-feira, abril 23, 2020

"AS SEMENTES DA OLIVEIRA DE ISRAEL FORAM PLANTADAS NA ITÁLIA" - AFIRMOU O PRIMEIRO-MINISTRO ITALIANO REFERINDO-SE À IMPORTÂNCIA DA CONFERÊNCIA DE SAN REMO

Numa carta enviada à "Coligação Europeia por Israel" relacionada com o 100º aniversário da "Resolução de San Remo" que se celebra neste próximo fim de semana, o primeiro-ministro italiano Giuseppe Conte reconheceu oficialmente a importância deste evento determinante.

A "Resolução de San Remo", que prometeu ao povo judeu um lar nacional na então chamada Palestina, foi adoptada naquele pequena localidade italiana no dia 25 de Abril de 1920.

Foi precisamente nesse dia que o "Conselho Supremo das Principais Potências Aliadas" - França, Grã-Bretanha, Itália e Japão, com os EUA como observador - se reuniram em San Remo como havia sido comissionado pela conferência adjacente "Conferência de Paz de Paris", para realinhar a soberania sobre os territórios do antigo Império Otomano. As suas aspirações eram claramente não-colonialistas. Pelo contrário, procuravam o estabelecimento gradual de de novos estados soberanos no Médio Oriente, tendo como base as reivindicações territoriais feitas pela delegação árabe e pela "Organização Sionista."
Estas resoluções e procedimentos deram assim origem à Síria e ao Líbano sob o mandato francês, e a  Mesopotâmia (Iraque) e a Palestina sob o mandato britânico.
Nesta carta de apoio ao centenário, Conte reitera como a "Resolução de San Remo" assinada em 25 de Abril de 1920 incorporou a "Declaração de Balfour" no enquadramento da lei internacional, no sentido de ter expressado apoio para a criação de um lar nacional para o povo judeu na Palestina. 

SEMENTE DO MODERNO ESTADO DE ISRAEL
"Uma das sementes da oliveira que se tornaria o símbolo do moderno estado de Israel foi plantada em San Remo" - escreveu Conte.
Numa mensagem de vídeo, o prefeito de San Remo, Alberto Biancheri, confirmou como há cem anos atrás esta pequena cidade na Riviera Italiana estava no centro das políticas mundiais, uma vez que o futuro do Médio Oriente estava sendo decidido em San Remo.
"Poderia talvez ser dito que o estado judeu nasceu em San Remo" - refere o prefeito, sublinhando a importância da conferência de paz que estabeleceu um lugar para a cidade na História mundial. O conselho local da cidade inaugurará para a semana que vem uma exibição original com fotografias e documentos dos arquivos nacionais de Roma, documentando a "Conferência de Paz de San Remo."

SAN REMO 100
No próximo Domingo, 26 de Abril, haverá uma transmissão ao vivo desde Jerusalém, a partir das 14.00 horas de Londres e 16.00 de Jerusalém.
Se tiver interesse em assistir ao vivo a esta celebração, por favor contacte-nos, que logo lhe daremos todas as necessárias indicações.

Shalom, Israel!

Sem comentários: