sexta-feira, abril 03, 2020

NUMA VERDADEIRA SAGA, 31 JUDEUS BRASILEIROS EMIGRAM PARA ISRAEL

Mesmo com as conhecidas restrições a nível global, um grupo de 31 judeus brasileiros, ao fim de peripécias diversas e todo o tipo de dificuldades, conseguiram fazer "alyiah" - retorno a Israel.
"O facto é que o nosso trabalho tem de continuar" - afirmou Yael Eckstein, presidente e CEO da associação "International Fellowship of Christians and Jews" - acrescentando: "É claro que não podemos pôr a vida de ninguém em risco, e não o vamos fazer, mas neste caso conseguimos cumprir à risca todos os requisitos e mesmo assim satisfazer os sonhos destes queridos judeus brasileiros."
A associação anunciou há 2 semanas a alocação de um fundo de 5 milhões de dólares para providenciar assistência imediata e contínua a mais de 30.000 idosos israelitas, alguns deles sobreviventes do Holocausto, que se estão refugiando em casa devido à pandemia do coronavírus.

MAIS DE 10 VOOS
Este esforço para conseguir levar os judeus desde o Brasil para Israel envolver fazer reservas em pelo menos 10 voos diferentes, com a maior parte deles cancelados devido à pandemia global. Estes "olim" (emigrantes) já tinham tudo planeado antes da pandemia se ter iniciado, pelo que permanecer  no Brasil era já impossível para eles. Assim, em cooperação com as autoridades israelitas, e antes de embarcarem nos seus voos, cada um destes novos "emigrantes" assinou um compromisso para entrar quarentena assim que pisasse na Terra de Israel.
O grupo original era de 40, mas devido a várias dificuldades, apenas 31 conseguiram realizar o sonho das suas vidas: fazer retorno à Terra de Israel.
Depois de o voo original que partiria do Rio de Janeiro ter sido cancelado, a organização conseguiu integrar os 31 num voo de emergência proporcionado pela EL AL a partir de São Paulo. Sendo oriundos de várias localidades brasileiras, os 31  "olim" tiveram que se submeter a vários procedimentos legais, entre os quais comparecer em S. Paulo 24 horas antes da partida do voo para Israel. Só que trazê-los para São Paulo não fácil, devido aos cancelamentos de voos internos e aos bloqueios em várias estradas do país. Mas o drama não acabaria por aí...
Assim que chegaram a São Paulo, os elementos do grupo foram informados de que o voo da EL AL havia sido cancelado menos de 24 horas da hora prevista de saída.
Felizmente a organização conseguiu encontrar lugares suficientes num voo da Turkish Airlines para incluir todos os 31 elementos do grupo brasileiro. Os cancelamentos havidos abriram espaço para que eles pudessem ocupar esses lugares neste voo que os levou de São Paulo para Istambul, e de lá para Tel Aviv, onde aterraram na passada Quinta-Feira.

"FOI UM MILAGRE"
"Foi um milagre" - afirmou uma responsável da organização, acrescentando: "Claramente os olhos do próprio Deus estavam fixados no bem estar destes filhos de Israel. O Todo-Poderoso esteve a providenciar as coisas para que eles pudesse viajar em segurança para o seu lar. Damos graças a Deus pelas orações e apoio dos nossos muitos amigos cristãos pelo mundo fora."

Shalom, Israel! 



Sem comentários: