sábado, maio 16, 2020

IRANIANOS INCENDEIAM TÚMULOS DE ESTER E MORDECAI NA PÉRSIA

O director nacional da "Liga Anti-Difamatória" (ADL), Jonathan Greenblatt, anunciou nesta Sexta-Feira passada desde Berlim que os túmulos dos judeus Ester e Mordecai no Irão (antiga Pérsia) foram incendiados.
"Chegaram preocupantes relatos do Irão de que os túmulos de Ester e Mordecai, um lugar sagrado para o judaísmo, foram incendiados durante a noite. Esperamos que as autoridades conduzam os perpetradores desta acção antissemita à justiça, garantindo também a protecção dos lugares sagrados de todas as minorias religiosas no Irão" - escreveu Greenblatt.
Greenblatt classificou o regime do Irão como o principal estado promotor do antissemitismo e negacionista do Holocausto.

Antes do incêndio nos mausoléus, um usuário do twitter chamado Mohammad Mahdi Akhyar tinha ameaçado destruir o santuário em 14 de Maio em resposta a uma mensagem na língua farsi na página do Twitter do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel.
Não se sabe se este incêndio no dia 14 estará ligado ao dia da independência do estado de Israel.
Elan Carr, enviado dos EUA para monitorizar e combater o antissemitismo, condenou veementemente o ataque e afirmou: "O regime do Irão é o principal chefe de estado patrocinador do antissemitismo do mundo inteiro."
Carr apelou à República Islâmica apara que "cesse o incitamento" e "proteja a sua comunidade judaica" e as suas outras minorias.
Diversos líderes de comunidades judaicas nos EUA já condenaram o regime iraniano por este acto bárbaro contra o património religioso e histórico judaico.
Não é a primeira vez que o regime islâmico iraniano tem ameaçado arrasar os mausoléus de Ester e de Mordecai na cidade de Hamadan.
Segundo relatos transmitidos por membros da comunidade judaica no Irão, confirmou-se uma "tentativa" de incendiar a sinagoga no espaço do mausoléu, causando danos provocados pelo fumo, mas com ligeiras labaredas. Ninguém terá sido até agora detido pelas autoridades dos ayatolás.
Desde há meses que têm soado rumores de que as autoridades iranianas planeiam converter o edifício do mausoléu numa delegação diplomática palestiniana.

HERÓIS BÍBLICOS
A raínha Ester e seu tio Mordecai (também conhecido em português como Mardoqueu), foram heróis bíblicos que salvaram o seu povo (judeu) de um genocídio, naquilo que é hoje celebrado como a Festa do Purim. O lugar do sepultamento destes dois judeus no Irão (antiga Pérsia) tem sido um marco importante para os judeus do mundo inteiro.

Shalom, Israel!

4 comentários:

Ruben Fontoura disse...

Raça de víboras!

Olga disse...

O quê dizer de pessoas que não respeitam nem os mortos... eu chamo isto de barbárie... creio que não podemos fazer isto nem com negros, nem com gays, nem com brancos, nem com judeus, nem com comunistas, nem com ninguém! Não importa minha religião, ideologia, partido...c
Creio que atitudes como esta dizem muito... por um lado diz que o espírito de Hama ainda está no mundo, perseguindo o povo de Deus (Israel e a Igreja) e, por outro lado diz que o espírito de Ester também está aqui! Nós estamos aqui...
Estes que têm alvoraçado o mundo chegaram até aqui. Atos 17:6

Olga disse...

O espírito de Ester e de Mordecai.
Felizmente, temos a Palavra de Deus... eterna!Que nos dá testemunho de homens e mulheres valorosos que foram luzes neste mundo para seu povo, sua geração e, brilham até hoje!
Com certeza a luz incomoda as trevas!
Shalom Israel!
Olga

Victor Nunes disse...

Complicado