quarta-feira, junho 15, 2022

ACORDO HISTÓRICO PARA O FORNECIMENTO DE GÁS NATURAL ASSINADO ENTRE ISRAEL, O EGIPTO E A UNIÃO EUROPEIA

As profecias relacionadas com os últimos dias estão a cumprir-se a uma velocidade nunca vista nem há pouco tempo imaginada...

Devido à guerra na Ucrânia e o consequente problema com o fornecimento do gás da Rússia à Europa, o velho continente volta-se agora para outras alternativas de fornecimento, neste caso Israel, o país que Deus abençoou com imensas reservas de gás natural. 

Deus prometeu que Israel estaria "por cabeça" e não "por cauda", e sem dúvida que o estado judaico tem vindo ultimamente a assumir uma posição de destaque a nível mundial em muitas áreas de desenvolvimento tecnológico e científico, e agora com a possibilidade de abençoar a Europa com o gás extraído da costa mediterrânica. 

O acordo - "memorando de entendimento" - hoje assinado no Cairo permitirá  a Israel pela primeira vez na História exportar gás liquefeito para os países da União Europeia através do Egipto,  dessa forma ajudando o bloco europeu a colmatar a dependência do gás natural vindo da Rússia.

A ministra para a Energia de Israel, Karine Elharrar  afirmou esta manhã que a assinatura do histórico acordo cimentou o papel de Israel no estágio global da energia. 

"Este é um momento tremendo em que o pequeno Israel se está tornando num significativo actor no mercado global da energia" -  afirmou a ministra. 

Sob o olhar atento da presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen, a assinatura do memorando de entendimento foi feita pela comissária europeia para a energia Kadri Simson, o ministro egípcio para o petróleo Tarek el-Molla, e a ministra israelita para a Energia Karine Elharrar, permitindo que a partir de agora Israel possa exportar o seu gás natural para a União Europeia, que até agora dependia cerca de 40% do gás russo. 

Este acordo irá também aprofundar as relações entre Israel e o vizinho Egipto, provando que, ao contrário do que muitos querem fazer crer, é possível haver uma saudável e pacífica coexistência em toda a região do Médio Oriente. Todos os vizinhos de Israel só têm a ganhar com os acordos políticos e comerciais assinados com o estado judaico.

Prevê-se que este acordo encaixe inicialmente nos cofres do estado de Israel uns 290 milhões de dólares anuais. Israel tem actualmente duas plantas de exploração de gás natural na costa mediterrânica contendo cerca de 690 biliões de metros cúbicos de gás natural, estando já a desenvolver uma terceira planta. Já foram assinados acordos com o Egipto e com a Jordânia. 

Shalom, Israel!

Sem comentários: