terça-feira, junho 21, 2022

GOVERNO DE COLIGAÇÃO ISRAELITA EM DISSOLUÇÃO. NOVAS ELEIÇÕES À VISTA

A coligação actual que lidera o governo de Israel sempre teve os dias contados. Uma tão grande mistura de partidos, entre os quais um árabe, não prenunciava grande sucesso, e a prova está à vista: amanhã mesmo a actual coligação iniciará o processo de dissolução do parlamento, tendo em vista novas eleições.

A proposta de dissolução terá de passar por várias comissões, mas prevê-se que excepcionalmente seja aceite já na próxima semana. O objectivo é resolver esta situação logo que possível para dar lugar à organização de novas eleições parlamentares. Estas serão as quintas eleições em Israel desde 2019, fazendo de Israel o campeão mundial na quantidade de eleições parlamentares. Israel tem uma média de novas eleições a cada 2,4 anos. As novas eleições estão previstas para finais de Outubro, início de Novembro deste ano. Até lá, o primeiro-ministro em funções será Lapid. 

O partido dos ortodoxos "haredim" já se expressou em relação à dissolução do actual governo, do qual não faz parte, alegando que a mesma se deu a uma "intervenção divina."

Shalom, Israel!

1 comentário: