quinta-feira, junho 30, 2022

LAPID ASSUME A LIDERANÇA DO GOVERNO DE ISRAEL

Depois da dissolução do parlamento e da marcação de novas eleições para o próximo dia 1 de Novembro, o primeiro-ministro de transição passou a ser o socialista Yair Lapid, parceiro de coligação do até agora primeiro-ministro Naftali Bennett. A cerimónia de "passagem do bastão" decorreu com simplicidade. A partir da próxima meia-noite o novo primeiro-ministro israelita passará a ser Lapid até à eleição de um novo parlamento e consequente líder governamental no dia 1 de Novembro.

"Este papel especial, e este país, não pertencem a uma só pessoa, mas a todo o povo de Israel" - afirmou o actual líder Bennett, acrescentando: "Estou passando para ti este bastão sagrado e esta responsabilidade pelo estado de Israel. Espero que o protejas e que Deus te proteja a ti."

Por sua vez, Lapid disse a Bennett que aquela breve cerimónia não era uma despedida, uma vez que "não nos estamos afastando de ti." E acrescentou: "Tenho trabalhado para primeiros-ministros, conheço primeiros-ministros. És uma boa pessoa e um excelente primeiro-ministro. E és um bom amigo."

Num gesto de afecto, Bennett abençoou Lapid com uma oração normalmente recitada pelos pais aos seus filhos no início do Shabat. Lapid reagiu, dizendo que a sua mãe tinha feito a mesma oração pouco tempo antes: "Até as pessoas seculares a fazem" - afirmou Lapid com um sorriso nos lábios.

Dirigindo-se aos desafios que tem pela frente, Lapid prometeu: "Faremos o melhor que pudermos por um estado judaico democrático, florescente, bom e robusto, porque esse é o trabalho, e ele é maior do que todos nós."

Shalom, Israel!

Sem comentários: