sexta-feira, dezembro 16, 2022

DESCOBERTA EM JERUSALÉM RARÍSSIMA MOEDA DE MEIO SHEKEL, COMPROVANDO A HISTÓRIA DE ISRAEL


A História de Israel e da ligação dos judeus à mesma é incontornável, a cada dia mais assertivamente comprovada pelas descobertas arqueológicas. Só as mentes doentias e pérfidas dos inimigos de Israel é que insistem na manipulação das mentes retrógradas e atingidas pela irracionalidade, como é o caso da liderança palestiniana.

Desta feita, foi mais uma importantíssima moeda de prata, de meio-shekel, datando do período da Grande Revolta Judaica (66 - 70 d.C), que levou à destruição do Segundo Templo. Esta moeda foi achada durante as escavações em curso no parque arqueológico Ophel, na parte Sul do Monte do Templo. 

Com a destruição da Cidade de Jerusalém no ano 70 d.C., muitas moedas ficaram soterradas sob uma camada de entulho, tendo-se até agora encontrado muitas da época da Grande Revolta, feitas de bronze. Esta moeda de prata é no entanto muito rara, e data dos anos 69/70, portanto logo antes da destruição de Jerusalém e da dispersão dos judeus. 

Esta escavação está sendo feita pela Universidade Hebraica em parceria com um colégio de Oklahoma, nos EUA. A moeda agora encontrada já foi limpa e identificada por peritos do Museu Eretz Israel, em Tel Aviv. Segundo os entendidos, estas moedas de prata antigas eram as únicas a ter cunhada a palavra "shekel." Só em 1980, já no moderno estado de Israel, é que novas moedas começaram a ser cunhadas com o mesmo nome "shekel."

Segundo os pesquisadores, esta é a terceira destas moedas de prata encontradas em escavações em Jerusalém. Estas moedas pesavam 7 gramas e eram também utilizadas para o pagamento do imposto "meio-shekel" para o Templo, uma contribuição exigida anualmente a cada adulto judeu para cobrir os gastos com o culto no Templo.

Shalom, Israel!

Sem comentários: