sexta-feira, dezembro 23, 2022

NETANYAHU APRESENTA O SEU NOVO 6º GOVERNO, O MAIS "LINHA DURA" DE SEMPRE


A escassos 20 minutos do prazo limite concedido pelo presidente, e 7 semanas depois das eleições, o novo primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu comunicou ao presidente Isaac Herzog a composição do seu governo, o 37º desde a formação do moderno estado de Israel. Depois da comunicação telefónica, o presidente desejou a Netanyahu "boa sorte."

Este novo governo é considerado o mais direitista de sempre, com uma coligação de partidos de extrema-direita e religiosos ultra-ortodoxos assegurando uma prometida estabilidade liderada pelo partido Likud, o grande vencedor das eleições de Novembro. 

Netanyahu tem agora 7 dias depois da apresentação da coligação ao líder do parlamento para formalizar a oficialmente a nova governação. 

Espera-se deste novo governo direitista a expansão dos assentamentos, erradamente chamados de colonatos, nas regiões bíblicas da Judeia e da Samaria. Alguma estruturas relacionadas com a justiça e a segurança também deverão sofrer alterações. A influência da extrema direita deverá também influenciar o ensino secular, prevendo-se ainda uma maior influência religiosa nas instituições estatais e sociais.

Há ainda a promessa dos partidos da coligação em promover a segurança interna a meio de uma nova vaga de violência e crime, combater o elevado custo de vida e apoiar Netanyahu no seu plano de impedir as ambições nucleares iranianas. 

Shalom, Israel!

Sem comentários: