quinta-feira, dezembro 29, 2022

NOVO GOVERNO DE ISRAEL VOTADO E APROVADO PELO PARLAMENTO


É já o 37º governo de Israel desde a fundação do moderno estado judaico. O novo primeiro-ministro eleito é pela 6ª vez Benjamin Netanyahu, líder do partido de direita Likud, o grande vencedor das recentes eleições.


Apesar dos protestos de alguns milhares de israelitas no exterior do parlamento, o novo governo composto por 31 ministros, dos quais 5 são mulheres. 

Esta nova coligação governamental vai ser o governo de "linha dura", o mais direitista de sempre, prevendo-se que venha a legalizar a anexação dos assentamentos judaicos na Judeia e Samaria e entregar o controle de vários serviços públicos aos ortodoxos. 



No seu discurso ao Knesset pouco antes do voto de confiança, Netanyahu apresentou as suas 3 prioridades para este novo governo: impedir o programa nuclear iraniano, o desenvolvimento de infraestruturas do estado, com ênfase da assim chamada periferia, para o centro do país, e a restauração da segurança interna e da governação do país, a qual, segundo ele, tem andado periclitante destes últimos 5 anos. 

Desejamos todo o sucesso possível a este novo governo de Israel!

Shalom, Israel!

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem. Shalom, Israel.

Victor Nunes disse...

Muito bom