quarta-feira, dezembro 07, 2022

O REI DE MARROCOS PEDIU AOS JUDEUS QUE ORASSEM POR CHUVA... E A CHUVA VEIO!


Segundo os preceitos do judaísmo, na noite do passado Sábado, os judeus de Marrocos incluíram nas suas orações o pedido específico para que chovesse. Esse é um costume normalmente confinado às sinagogas, mas neste ano em particular o pedido veio do próprio rei Maomé VI de Marrocos, que se dirigiu aos judeus para que salvassem o país da seca extrema. 

A verdade é que as orações foram respondidas num espaço de poucas horas!

Segundo relatos dos media marroquinos, o rei aproveitou o período em que os judeus começam a orar por chuva, que coincidiu este ano no passado Sábado, dia 4. 

Em resposta ao apelo do rei Maomé VI, o Conselho das Comunidades Israelitas em Marrocos publicou uma declaração na qual convidava os fiéis a "orarem em todas as sinagogas do reino" para que assim Deus "possa poupar o nosso país e ajudar Sua Majestade, o rei."

Este pedido do rei não se dirigiu apenas aos judeus, mas também aos muçulmanos e aos cristãos, para que orassem nas respectivas mesquitas e igrejas. 

Poucas horas depois de os judeus rogarem a Deus pelas chuvas começou a chover torrencialmente em Casablanca, já no Domingo! Segundo os registos locais, a chuva continua a cair no país. 

A seca prolongada tem vindo a afectar seriamente as produções de cereais marroquinas, especialmente nestes dois últimos anos, com uma queda de 67% em comparação aos anos imediatamente anteriores. 

Actualmente, vivem em Israel cerca de 3 mil judeus, tendo a numerosa população de judeus anteriormente presente no país emigrado para Israel e para outros países.

Apesar do reduzido número de judeus em Marrocos, o respeito do rei pela comunidade é notório. As relações diplomáticas entre Israel e Marrocos foram normalizadas em 2020.

Shalom, Israel!


1 comentário:

Victor Nunes disse...

E disse-me: Estas palavras são fiéis e verdadeiras; e o Senhor, o Deus dos santos profetas, enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer.

Apocalipse 22:6