Dentre a extensa rede de túneis já encontrados e destruídos por Israel, este terá sido o maior, com uma extensão de cerca de 10 quilómetros, ligando o Norte ao Sul de Gaza e passando por baixo de um hospital e de uma universidade.
Após recolherem todos os dados inerentes e encontrados, as IDF examinaram o túnel e destruíram grande parte do mesmo.
As "rotas" do túnel conectavam o hospital turco à beira dos acampamentos localizados na parte central do enclave ao edifício da universidade Israa, no Sul da cidade de Gaza, alcançando até a zona de Zeitoun.
Segundo as informações militares, estes túneis subterrâneos eram utilizados para comunicação inter-divisional entre as várias divisões terroristas em Gaza. As rotas ligavam a brigada central à brigada da cidade de Gaza e aos vários batalhões.
Dentro dos túneis, os militares israelitas encontraram salas, áreas para armazenamento e casas de banho, para além de armas, equipamento militar, e uma rede de entradas de túneis. Para além disso, os soldados encontraram os corpos de vários terroristas mortos e que ali foram abandonados.
Segundo o coronel Yair Zuckerman, comandante da brigada Nahal, "Nestas últimas semanas, juntamente com as forças de engenharia, temos desenvolvido actividades significativas visando a localização de uma rede de túneis subterrâneos que se estendem do Norte ao Sul de Gaza, com a percepção de que parte do desmembramento do enclave é um esforço tanto à superfície como nos subterrâneos."
Entretanto, em outra frente dos combates, mais especificamente em Zeitoun, Israel localizou e destruiu uma instalação para o fabrico de armas, lançadores de foguetes e sistemas usados pelo Hamas para o combate terrorista. Dezenas de terroristas têm vindo a ser diariamente abatidos no combates e infraestruturas "estratégicas" utilizadas pelos criminosos estão a ser sistematicamente destruídas pelas IDF
Shalom, Israel!
1 comentário:
Eles jogam sujo
Enviar um comentário