sábado, fevereiro 17, 2024

SENSACIONAL DESCOBERTA ARQUEOLÓGICA EM MEGIDDO, ISRAEL


Esta é, sem dúvida, a descoberta arqueológica mais sensacional do ano: nada mais, nada menos que as ruínas da base militar da VI legião romana em Tel Megiddo, o lugar da última batalha! 

Durante os trabalhos de escavação para a abertura da "estrada 66" - interessante o simbolismo! - foram encontradas as ruínas das bases arquitectónicas onde estava instalada há 1.800 a "Legio VI Ferrata" - 6ª Legião de Ferro - no sopé da colina de Megiddo, não por acaso o lugar onde se deu a primeira batalha registada na História e, como sabemos, o vale onde se dará a batalha final. Esta 6ª Legião foi recrutada pelo imperador Júlio César, em 52 a.C.


Esta é a única base militar romana destas dimensões até agora localizada e exposta em toda a Terra de Israel. 

Será esta descoberta um sinal de Deus para os tempos que estamos a atravessar? Talvez!

Estas escavações estão a ser dirigidas pelos Dr. Yotam Tepper e Barak Tzin, e são parte de um enorme projecto de infraestrutura para alargar e expandir a "Estrada 66" desde o cruzamento de Megiddo, ao de Hatishbi, em Yokneam. No decurso das escavações, que em Israel sempre têm de ser acompanhadas por arqueólogos, foram descobertos extensos e impressionantes restos arquitectónicos da "Via Pretoria" - a principal estrada do acampamento, bem como um pódio semi-circular e áreas pavimentadas em pedra que fariam parte de um enorme edifício público.


"O acampamento da Legião Romana era a base militar permanente para mais de 5.000 soldados romanos por mais de 180 anos, desde 117-120 a.C. até cerca de 300 d.C."
- afirmou Tepper, acrescentando: "Duas estradas principais cruzavam-se a meio desse acampamento com 550 metros de comprimento e 350 de largura, com o quartel general aqui erigido. Era a partir deste ponto base que todas as distâncias ao longo das estradas imperiais romanas para as principais cidades no Norte do país eram medidas e assinaladas com marcos. As ruínas do antigo edifício não foram preservadas na sua altura, uma vez que a maior parte das pedras de construção foram sendo removidas ao longo dos anos para reutilização em projectos de construção realizados durante a época bizantina a islâmica primitiva."

"No decurso das escavações, a parte superior do pátio do comandante - a "principia" - foi exposta junto à parte Sul da estrada 66."

Nestas escavações já foram encontradas moedas, cacos de cerâmica e fragmentos de vidro, mas os achados mais predominantes foram as telhas encontradas em vastas quantidades: "As telhas, algumas das quais tinham gravados os selos da VI Legião, eram usadas para diversos propósitos, para o telhado de edifícios, pavimentos e até mesmo para paredes. A tecnologia e o know-how, as técnicas de construção, e as armas que a Legião carregou com ela desde o país de origem, são singulares no exército romano, reflectindo marcas específicas militares da Roma Imperial."

"Embora sejam conhecidos em Israel acampamentos militares romanos, eles são acampamentos temporários para cercos, ou pequenos acampamentos pertencentes a divisões auxiliares" - informou o dr. Tepper, acrescentando: "Nada se compara ao complexo inteiro da base legionária, tal como foi descoberta nas escavações arqueológicas em Legio, perto do cruzamento de Megiddo."

UM CRUZAMENTO DE IMPORTANTES ESTRADAS

O projecto para esta estrada de 15 quilómetros visa a redução do congestionamento do trânsito e a melhoria das condições de segurança para motoristas e passageiros. Este projecto incorpora a construção do cruzamento rodoviário das estradas 65 e 66. Cerca de 500 milhões de dólares estão sendo investidos no projecto. 

Estas escavações vêm sendo realizadas desde há cerca de 10 anos, e já foram até agora descobertos um pequeno anfiteatro que servia para combates e treinamento militar.

Duas coisas chamaram a minha atenção nesta recente descoberta:

1 º - O timing da descoberta de um acampamento militar romano em Megiddo - Armagedon - a meio de uma guerra em que Israel luta pela sua sobrevivência...

2º - O facto de estar a ser construída uma nova estrada na região para "redução do congestionamento"... Será esta uma preparação para a grande invasão dos exércitos invasores inimigos de Israel com os quais Deus ajustará contas no vale de Jezreel (Armagedon)? 

Só Deus sabe. Só que não acredito em coincidências...

Shalom, Israel!




1 comentário:

luiz disse...

Jesus findou a Antiga Aliança a partir de Jesus o povo de Deus é a Santa Igreja Católica todas os povos que aceitarem a Jesus serão o povo de Deus.