sábado, agosto 05, 2006

UM NOVO HAMÃ NA PÉRSIA


"A SOLUÇÃO PARA A CRISE DO MÉDIO ORIENTE É A DESTRUIÇÃO DE ISRAEL"
- Mahmoud Ahmadinejad, presidente do Irão, em recentes declarações na Malásia


Na cidade de Karmiel, em Israel, sob uma impressionante escultura que representa a expulsão dos judeus das suas cidades a caminho do holocausto nazi, há uma frase que nunca mais esqueci e que tem desde então influenciado a minha visão do mundo: "Aqueles que ignoram a História estão condenados a repetir os seus erros". Nada de mais verdadeiro.

A besta do Irão, assentada sobre o fervor islâmico ressuscitado por Khomeini nos anos 80, e aproveitando a confusão actual da qual é o principal responsável, de forma a distrair as atenções do mundo para o seu sinistro programa de armamento nuclear, acaba por repetir o erro do seu predecessor Hamã, há 2.500 anos atrás: "...procurou Hamã destruir todos os judeus que havia em todo o reino de Assuero (a Pérsia)..." (Livro de Ester 3:6).
O problema é que ele desconhece o fim trágico daqueles que se levantam contra o povo eleito de Deus. Hitler suicidou-se e Hamã acabou na forca.

Mas, numa repetição cíclica da História, há desgraçadamente aqueles que, à semelhança do ministro francês que nas suas lamentáveis afirmações recentes esquecem os seus erros e as suas consequências.


A Europa precisa de acordar para a realidade e enfrentar a nova besta mundial: o presidente do Irão. Ele não liga qualquer importância às ameaças impostas ao seu programa nuclear. Veremos a 31 de Agosto o que a ONU irá fazer. Certamente nada.

Terá mais uma vez de ser Israel a resolver o problema?


Que se levantem muitas mulheres e homens que, à semelhança de Ester, estejam dispostos a "dar a cara" para que o mal não triunfe e a justiça seja reposta.

Shalom, Israel!





Sem comentários: