sexta-feira, novembro 14, 2008

ISRAEL INTERVIRÁ EM GAZA?


"Israel não irá tolerar a continuação do lançamento de foguetes explosivos - rockets - contra Israel" - afirmou hoje o primeiro-ministro Olmert após uma reunião de emergência realizada para debater a questão dos foguetes disparados da Faixa de Gaza, e que no dia de hoje contam mais de 15, tendo ferido um habitante de Sderot.
"O governo israelita vê o disparo de mísseis e os ataques de Gaza como uma violação básica da compreensão do nosso acordo de cessar fogo e não iremos tolerá-lo" - afirmou Ehud Olmert depois da reunião.
E acrescentou: "É inaceitável que a população de Israel, especialmente nas comunidades vizinhas de Gaza tenham de estar sujeitas a uma situação de tal incerteza como aquela de há meses atrás, antes do acordo de cessar fogo."
Olmert anunciou um aumento da presença militar na fronteira de Gaza e junto às comunidades vizinhas, além de pressões maiores sobre o Hamas em forma de imposições nas travessias.
A idéia dos generais israelitas é que ainda não se chegou a um ponto sem retorno, pelo que se o Hamas parar com os ataques, manter-se-á o cessar fogo. Caso contrário, o Hamas poderá pagar um elevado preço.
Ehud Barak, ministro da Defesa, foi mais longe, afirmando que Israel não pode tolerar esses constantes ataques vindos da Faixa de Gaza, pelo que o uso da força poderá ser uma das opções.
O Hamas já avisou que não irá renovar o acordo de paz que supostamente termina a 19 de Dezembro, ameaçando até Israel da possibilidade de novos ataques com homens-bomba.
Claramente o Hamas a aproveitar-se do "desgoverno" de Israel, e da incapacidade dos dirigentes de esquerda que governam a nação de darem uma resposta dura ao movimento terrorista. É contudo provável que para terminar em glória o seu mandato Olmert venha a permitir uma acção de força em Gaza. Não duvido muito que tal venha a acontecer. E só pecará por tardio...
Shalom, Israel!

Sem comentários: