domingo, janeiro 04, 2009

PRESIDENTE DA CÂMARA DE NOVA IORQUE VISITA ISRAEL EM SOLIDARIEDADE


Michael Bloomberg, presidente da câmara (prefeito) da cidade de Nova Iorque está hoje fazendo uma visita a Israel, expressando a sua solidariedade com os israelitas que são ameaçados pelos rockets e apoiando o ataque contra os militantes terroristas.

Acompanhado pelo congressista democrata Gary Ackerman, Bloomberg visita as cidades de Ashkelon e Sderot, no sul de Israel, ambas atingidas pelos rockets do Hamas nestes últimos meses. Os dois encontraram-se também com nova iorquinos que emigraram para a região.

Numa entrevista telefónica à Associated Press, Bloomberg afirmou compreender completamente as acções de Israel: "Vocês podem estar completamente certos de que se alguém em Nova Iorque estivesse sendo ameaçado, a minha instrução à NYPD (Departamento da Polícia de N. Iorque) seria a de usarem toda a força à sua disposição para proteger os civis" - afirmou Bloomberg.

"Eu penso como um nova-iorquino. Já fomos pelo menos atacados 2 vezes pela Al Qaeda"- afirmou o presidente de origem judia - "Já vimos muita devastação e coragem e depois disso sentimos que temos uma ligação àqueles que vivem num mundo perigoso e que estão sujeitos a que alguém os mate."

Bloomberg atribui a culpa inteira da presente situação ao Hamas, que controla a Faixa de Gaza e que começou a disparar foguetes contra as cidades do sul de Israel após 6 meses de cessar fogo.

"Tudo o que o Hamas tem de fazer é parar de disparar foguetes para matar pessoas e respeitar os acordos anteriormente feitos, num acordo visível, verificável, durável e eficaz para parar a matança de pessoas." - afirmou Bloomberg.

As críticas internacionais a Israel têm-se centrado na morte de civis que têm resultado dos ataques ao Hamas e da crise humanitária em Gaza, onde a comida, a água e a electricidade escasseiam.

Ackerman, democrata, um poderoso membro da "Casa dos Representantes" que dirige a comissão para os assuntos do Médio Oriente e da Ásia afirmou que a culpa das mortes de civis é do Hamas, por utilizar civis como escudos humanos.

"Eles têm sido os maiores vitimizadores dos palestinianos inocentes pelo facto de estarem a convidar esse tipo de ataques."
No meio de tanto criticismo por parte de países "civilizados" é bom ver alguém de bom senso, marcado pela trágica experiência do terrorismo, partilhar a sua solidariedade para com as vítimas deste conflito, tão desnecessário quanto a estupidez que domina a mente de tantos neste pobre mundo...
Shalom, Israel!

Sem comentários: