sábado, setembro 26, 2009

DESCOBERTAS MOEDAS COM O NOME E A IMAGEM DO PATRIARCA JOSÉ DO EGIPTO!

Segundo o jornal egípcio Al Ahram, arqueólogos descobriram antigas moedas egípcias com o nome e a imagem do patriarca José (do Egipto).
Peças da informação mostram que cerca de 500 moedas foram descobertas no meio de uma multidão de artefactos não seleccionados armazenados na cave do Museu do Cairo. Encontravam-se ali "desprezadas" há décadas, na suposição de que os artefactos não eram mais que pequenos adornos e talismãs.
Segundo a notícia, a importância do achado é que os arqueólogos encontraram evidência científica contrapondo a defesa feita por alguns historiadores de que não eram utilizadas moedas para o comércio no antigo Egipto, sendo a troca de géneros o costume da época.
O período em que se pensa que José do Egipto viveu condiz com a cunhagem das moedas - afirmaram os pesquisadores.
"Um exame rigoroso revelou que as moedas têm o ano em que foram cunhadas e o seu valor, ou as efígies dos faraós que governavam na época da cunhagem. Algumas das moedas são do tempo em que José viveu no Egipto, e têm o seu nome e a sua face." - afirma o relato.
"O nome de José surge 2 vezes numa das moedas, escrita em hieroglifos: numa das vezes o nome original de José, e na outra o seu nome egípcio, Saba Sabani, o qual lhe foi dado pelo faraó quando José se tornou o tesoureiro. Há também uma imagem de José, que era parte da administração egípcia da época".
Uma das moedas apresenta até uma vaca obesa, numa referência à interpretação feita por José do sonho do Faraó simbolizando sete anos bons e outros sete anos maus.
Impressionante ver como nestes últimos anos a arqueologia tem confirmado a veracidade dos relatos bíblicos, que alguns "espertos" têm posto em dúvida. Por quê duvidar com a realidade diante dos nossos olhos?
Shalom, Israel!

Sem comentários: