sexta-feira, setembro 11, 2009

"ESTAMOS PRONTOS PARA A PAZ MAS NÃO SEREMOS PATETAS"

Num discurso proferido ontem num evento organizado por activistas do Likud em Tel Aviv, o primeiro-ministro Netanyahu afirmou que conquanto o seu governo esteja disposto a ir até ao máximo para ter paz com os palestinianos e outros vizinhos árabes, tanto ele como os seus ministros não serão enganados, nem serão "patetas".
Este discurso tem grande importância tendo em vista a preocupação de muitos quanto à pressão internacional para que o governo páre a construção dos aldeamentos, provocando dessa forma o fim da visão sionista para as terras bíblicas da Judéia e Samaria, mesmo não havendo reciprocidade por parte dos árabes.
Netanyahu afirmou que não permitirá que a pressão internacional venha a parar o fluxo normal da vida nas comunidades judaicas na Judéia e Samaria e independentemente das concessões futuras que ele venha a fazer, ele nunca permitirá que essas regiões se tornem em bastiões do Hamas, tal como aconteceu em Gaza após a retirada das forças de Israel.
Apesar das críticas dos norte-americanos e do próprio secretário-geral da ONU, o qual alega que "a construção de casas na Judéia e Samaria é ilegal segundo a interpretação da lei internacional", Netanyahu não tem cedido.
O que o secretário-geral da ONU não sabe - ou quer talvez fazer esquecer - é que é exactamente a lei internacional, na forma da Resolução de San Remo aprovada em 1920 pela Liga das Nações - precursora das Nações Unidas - que legalizou os "aldeamentos próximos" na região que hoje abarca Israel, Gaza, a Margem Ocidental e a Jordânia.
Shalom, Israel!

1 comentário:

Zafenate Panéia disse...

Esse primeiro-ministro Netanyahu tem punho firme e sabe trabalhar; Ele é o tipo de governo que não aceita provocações. Gosto do governo DELE.
SHALOM