domingo, novembro 15, 2009

BRASIL IRÁ ADAPTAR SISTEMA ISRAELITA PARA POUPANÇA DA ÁGUA NAS OLÍMPIADAS DE 2016

O Brasil tem demonstrado preocupação com o desperdício de água que a vinda de milhões de pessoas ao Rio de Janeiro durante as Olimpíadas de 2016, estragando dessa forma a bem sucedida campanha local para a conservação da água.
Nestes últimos meses a TV pública brasileira tem promovido anúncios encorajando a população a urinar durante a altura do banho de chuveiro de forma a poupar a água que seria utilizada pela descarga do autoclismo. A campanha tem sido um sucesso e tem contribuído significativamente para os esforços de poupança de água.
Quando porém foi anunciada a vitória do Rio de Janeiro como cidade anfitriã das Olimpíadas 2016, o governo começou a preocupar-se com os milhões de pessoas que virão de fora para o Brasil e que certamente poderão desperdiçar quantidades enormes de água, anulando os efeitos positivos da actual campanha.
Um dos passos dados pelo Brasil foi procurar inovações tecnológicas no campo da conservação e reciclagem da água. Essa procura levou o Brasil até Israel, nomeadamente à mostra internacional Watec - uma feira anual de produtos e serviços de suporte à sustentabilidade.
Uma delegação oficial do Brasil deverá chegar a Israel para assessar o conhecimento e soluções tecnológicas que Israel tem para oferecer nos seus esforços de conservação deste tão importante recurso natural.
A delegação será composta de 10 ministros governamentais de várias partes do Brasil e representantes das maiores companhias de água do país.
Oded Destel, um dos organizadores da feira Watec, informou que "a delegação brasileira apresentará os problemas que está enfrentando e os representantes das empresas comerciais e de institutos de pesquisa israelitas apresentarão soluções tecnológicas possíveis para responder a esses problemas".
Durante a visita, a delegação receberá também informação sobre a planta de dessalinazação que está sendo instalada em Ashkelon, onde cerca de 270 milhões de dólares estão sendo investidos.
Shalom, Israel!

Sem comentários: