terça-feira, julho 02, 2013

DESCOBERTA INTRIGANTE EM SILÓ PODE CONFIRMAR RELATO BÍBLICO

TERÃO SIDO DESCOBERTOS OS BURACOS QUE SUPORTARAM AS TRAVES DO TABERNÁCULO?
Podemos estar prestes a assistir a uma das maiores descobertas arqueológicas dos últimos anos, uma vez mais comprovante a veracidade dos relatos bíblicos.
Arqueólogos acabaram de descobrir na cidade bíblica de Siló buracos gravados em pedra que podem ter sido escavados para segurar as vigas (barrotes de madeira) sobre as quais foi assente o Tabernáculo sob o qual estava o Arca da Aliança.
o Tabernáculo - ou Tenda da Reunião - que segundo a Bíblia albergava a Arca da Aliança, era uma estrutura temporária feita com vigas de madeira e tecidos. Não eram materiais para durar milhares de anos.
Os arqueólogos têm andado desde há vários anos e tentar encontrar evidências do Tabernáculo, que acreditavam poder vir a encontrar na antiga Siló bíblica (perto do aldeamento de Siló, no território de Benjamim). 
Parece que todos os esforços vão agora produzir fruto, confirmando as ideias de que a Tenda ou Tabernáculo estiveram um dia nesta região. 
As descobertas, que serão apresentadas numa conferência da Associação de Siló a realizar durante esta semana na antiga Siló, incluindo a descoberta de buracos escavados na rocha e que poderiam ter suportado as traves de uma estrutura temporária.
TABERNÁCULO NO DESERTO ACTUAL
Uma vez que o Tabernáculo e a Arca da Aliança eram portáteis, os arqueólogos estão considerando a possibilidade de a Tenda da reunião ter ali estado. A Tenda da reunião (Tabernáculo) servia de lugar para oração e sacrifícios até o Primeiro Templo de Jerusalém ter sido construído pelo Rei Salomão.
Perto dos buracos, na parte norte de Tel Shiloh, foram escavadas estruturas que correspondem às datas em que Josué se instalou na Terra de Israel até ao período do reino de David. 
Uma das estruturas achadas continha vasos de cerâmica, bem como três grandes fornos de barro.
"Isto não é algo que tenha sido comum em residências privativas e portanto não acreditamos que estas estruturas servissem como habitação para famílias," - explicou Hananya Hizmi, responsável pelo departamento arqueológico da região administrativa da Judeia e Samaria.
Ao mesmo tempo, foram escavadas novas evidências daquilo que parece ter sido o canto sudoeste do muro que rodeava Siló. Esta descoberta permite que os arqueólogos lancem hipóteses sobre a localização do portão de entrada da cidade. A partir daí, eles poderão eventualmente dar com a localização da Tenda da Reunião. Segundo a teoria aceite, isso tem a ver com o facto de os cultos religiosos da época serem realizados próximo do portão da cidade.
Os pesquisadores estão mesmo assim cautelosos em relação às conclusões. Uma descoberta significativa que indicaria a existência de uma prática de culto religioso seria o achamento de vasos rituais e de ossos de animais sacrificados. Os mesmos ainda não foram contudo encontrados. Por isso os arqueólogos precisam agora de completar as suas escavações no local para poderem então determinar com mais certeza se o Tabernáculo esteve realmente erigido em Siló.
Shalom, Israel!


1 comentário:

Anónimo disse...

Maravilhoso!!Em Israel as pedras falam e os montes urgem.

Fabiana