terça-feira, março 04, 2014

"AQUILO QUE NÓS QUEREMOS É A PAZ, NÃO UM PEDAÇO DE PAPEL" - AFIRMOU NETANYAHU AO PRESIDENTE OBAMA





Na sua visita aos EUA, Netanyahu fez ver ao presidente norte-americano que aquilo que Israel quer é mais actos concretos e menos conversa.
É que Israel já fez tudo o que tinha a fazer para alcançar a paz com os palestinianos: "Israel tem feito a sua parte, e lamento dizer que os palestinianos não" - afirmou Netanyahu ontem no seu encontro na sala oval da Casa Branca, em Washington, diante dos jornalistas presentes. E acrescentou: "O povo de Israel sabe que esse é o caso."
"Aquilo que queremos é a paz...não um pedaço de papel" - afirmou Netanyahu, apelando ainda para "uma paz verdadeira...baseada num mútuo reconhecimento", aproveitando para criticar os parceiros palestinianos por promoverem a "violência contínua" contra o estado judaico.
"Israel, o estado judaico, é a realização do direito do povo judeu à auto-determinação" - disse Netanyahu, adiantando que "É hora de eles reconhecerem Israel como estado judaico para o povo judeu."
E o primeiro-ministro israelita acrescentou com alguma ironia: "Só temos estado aqui há 4 mil anos!"
Obama, por seu turno, elogiou Netanyahu por estar participando numas negociações "muito longas e dolorosas" ao longo dos últimos 8 meses, e reconheceu que Israel não poderia aceitar um acordo de paz que falhe em reconhecer as suas necessidades estratégicas de segurança. 
"É minha convicção que em último plano será ainda possível criar dois estados, um estado judaico de Israel, e um estado da Palestina, nos quais os povos estejam vivendo lado a lado em paz e segurança. Mas isso é difícil e requer compromisso de todos os lados. E eu quero mais uma vez elogiar publicamente o primeiro-ministro pela seriedade com que tem assumido estas discussões" - afirmou Obama.
"A janela de tempo que nós estabelecemos para que estas negociações sejam completadas está chegando ao fim, e algumas decisões duras terão de ser tomadas."
Referindo-se depois ao Irão, o primeiro-ministro israelita afirmou que continuava a ser o maior desafio a Israel, acrescentando ainda que o seu governo não aceitaria uma "capacidade" iraniana de adquirir armas nucleares.
E como primeiro-ministro, Netanyahu afirmou estar também preparado para proteger Israel de potenciais ameaças, usando todos os meios necessários.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ele disse: Vivendo lado a lado em Paz e Segurança.

Isso bate com a profecia " Quando disserem "Há paz e segurança lhes cairá repentina destruição" 1 Tes. cap. 5..

Nessa hora Israel será invadida pela Rússia(Magogue) e o Irã(Pérsia) Ezequiel 38. Eles já colocaram seus melhores navios de guerra junto com submarinos no mar Mediterrâneo.

Anónimo disse...

Pois, é.Os EUA nunca foram amigo de Israel, creio que tenha ficado ao lado de Israel ,por interesse.
O governo Obama não é amigo de Israel e tem outros interesses.

Fabiana