quinta-feira, abril 27, 2017

ISRAEL INVESTE 27 MILHÕES DE DÓLARES NA RECUPERAÇÃO ARQUEOLÓGICA DE CESARÉIA MARÍTIMA

Esperando triplicar o número de turistas, arqueólogos israelitas iniciaram um projecto de 27 milhões de dólares visando a recuperação daquilo que foi um antigo templo romano na cidade marítima de Cesaréia Marítima, mencionada diversas vezes no Novo Testamento e capital nos dias do império romano. As escavações incluem também as ruínas de uma antiga sinagoga e uma grande quantidade de artefactos.
Um pequeno exército de arqueólogos começou a limpeza dos escombros e ruínas da antiga Cesaréia Marítima, escavando as ruínas datando de há mais de 2 mil anos.

UMA VIBRANTE METRÓPOLE ROMANA
Cesaréia foi uma vibrante cidade metrópole romana construída pelo rei Herodes em honra ao imperador Augusto César. Herodes governou a Judéia entre 37 a.C. e 4 a.C., o ano da sua morte. Foi este mesmo Herodes que tentou assassinar o Messias Jesus logo após o seu nascimento em Belém da Judéia. 
Os historiadores relatam como o templo romano se erguia sobre um pódio elevado recortando o horizonte, a uma altura provavelmente tão elevada como a da Acrópole de Atenas, podendo ser vista a grande distância pelas embarcações que se dirigiam para Israel.

UMA GRANDE ATRACÇÃO TURÍSTICA
Cesaréia Marítima atrai anualmente cerca de 1 milhão de turistas, que podem percorrer as ruínas dos aquedutos, o teatro romano e o hipódromo. 
Os patrocinadores deste novo projecto visam converter a cidade numa das maiores atracções arqueológicas de todo o país, logo a seguir a Jerusalém. A "Autoridade para as Antiguidades de Israel" espera que com a recuperação do majestoso templo romano o número de visitantes venha a triplicar.
A primeira fase - um sistema de quatro abóbadas, ou arcos, a serem restauradas na plataforma do templo - poderá ficar completada já no final deste ano.
"A experiência do visitante será completamente diferente" - afirmou Doron Ben-Ami, arqueólogo ligado à Autoridade, acrescentando: "O visitante será capaz de sentir a atmosfera e perceber realmente a essência do edifício. Isto é algo que não se consegue em nenhum outro sítio arqueológico actual."

OUTRAS SURPRESAS...
As escavações já trouxeram à luz outras surpresas, como foi o caso de uma pequena tablete em pérola exibindo um candelabro judaico de 7 braços.

Shalom, Israel!

Sem comentários: