sexta-feira, setembro 29, 2017

INICIA-SE HOJE A DATA MAIS SOLENE DO JUDAÍSMO: O YOM KIPPUR, O DIA DA EXPIAÇÃO

Israel e os judeus pelo mundo fora celebram hoje a sua mais importante data religiosa: a festa bíblica da Expiação, o Dia do Perdão - o Yom Kippur -  quando, segundo a tradição talmúdica, os pecados do povo judeu poderiam ser perdoados pelo Senhor Deus. Segundo a descrição bíblica, este era o único dia do ano em que o sumo sacerdote entrava no "Santo dos Santos" para oferecer um sacrifício e pedir o perdão dos pecados de todo o Israel diante da Arca da Aliança, lugar da presença de Deus no meio do Seu povo.
Como filhos da Nova Aliança, sabemos que o verdadeiro sumo-sacerdote, o Messias Jesus, expiou Ele só e de uma vez por todas os pecados da humanidade no altar do madeiro, em Jerusalém, há quase 2 mil anos atrás. A partir desse sacrifício único, perfeito e completo, não há mais necessidade de se oferecerem mais sacrifícios complementares, pelo que o Yom Kippur passa a ser um memorial do sacrifício que o Messias Jesus executou pelos nossos pecados.
E, ao contrário dos judeus ortodoxos que esperam que os seus nomes não sejam neste dia riscados do Livro da Vida, nós, os filhos da Nova Aliança estabelecida há 2 mil anos em Jerusalém através do sacrifício do Messias Jesus, sabemos que não há mais condenação para quem vive com Jesus e já Lhe pediu perdão de todos os seus pecados. E esse perdão foi obtido, não através de um alegado bom comportamento nestes dez dias de contrição e jejum, mas através da Graça e Misericórdia com que pela fé Jesus - o verdadeiro Cordeiro de Deus - nos agraciou.
Nesta data lembramos assim o Grande e Último sacrifício pelos nossos pecados, dando graças a Jesus por tão grande amor e misericórdia a nosso favor!
 
ISRAEL EM ALERTA

Devido aos últimos actos violentos, Israel impôs um controle completo das fronteiras que perdurará até às 12H01 de Domingo próximo.
Forças policiais estarão espalhadas por todo o país para assegurar a segurança das populações, e os trabalhadores palestinianos estarão impedidos de entrar em território israelita durante estes 2 dias de celebração.
 
Shalom, Israel!

Sem comentários: