quinta-feira, setembro 14, 2017

NETANYAHU TERMINA NO MÉXICO O SEU PÉRIPLO PELA AMÉRICA LATINA

NETANYAHU COM O PRESIDENTE COLOMBIANO
JUAN MANUEL SANTOS
O primeiro-ministro de Israel chegou esta manhã à cidade do México para o início da sua última visita a um país da América Latina neste périplo que o tem levado à Argentina e à Colômbia.
Durante esta visita ao México o primeiro-ministro deverá assinar vários acordos, incluindo um memorando de entendimento ligado à área espacial, um acordo sobre aviação e na área das comunicações.

COLÔMBIA

Antes da visita oficial ao México, Netanyahu foi recebido na Colômbia pelo presidente Juan Manuel Santos. O governo de Jerusalém e o governo de Bogotá assinaram ali vários memorandos de entendimento ligados ao campo da ciência, para além de um acordo ligado ao turismo.
Recebido de braços abertos na Colômbia, o primeiro-ministro israelita participou nos projectos para uma mais profunda cooperação mútua nos campos da agricultura, água, tecnologia, inovação e defesa cibernética. 
Israel é um país observador na Aliança do Pacífico, uma organização económica que inclui a Colômbia, o México, o Perú e o Chile, tornando-se na oitava maior economia mundial. Israel planeia aprofundar a sua cooperação económica com os países membros da aliança.

ARGENTINA
O primeiro país visitado nesta ronda foi a Argentina, onde o líder israelita foi recebido pelo presidente argentino Mauricio Macri e pelo paraguaio Horacio Cartes que se deslocou propositadamente a Buenos Aires para o encontro.
Foram assinados vários acordos entre Israel e a Argentina, incluindo um acordo de segurança interna cujo alvo é aprofundar e fortalecer a cooperação da polícia e das autoridades judiciais dos dois países na prevenção e detecção de ofensas criminais e identificação dos seus autores, primariamente através da troca de informação estratégica.
Para além disso, os dois países assinaram um acordo bilateral na área da segurança social, um acordo alfandegário e ainda um compromisso da parte da Argentina em fornecer a Israel documentação arquivada respeitante às ligações entre Buenos Aires e o regime nazi durante a Segunda Guerra Mundial, especialmente nos anos que se seguiram à guerra, quando o regime de Juan Domingo Perón deu assistência a oficiais nazis que fugiram para Buenos Aires em busca de refúgio. 

ASSEMBLEIA GERAL DA ONU
Logo a seguir à sua visita ao México, Netanyahu deslocar-se-à para os Estados Unidos, onde se encontrará com o presidente Donald Trump, proferindo na Terça-Feira o seu discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas que, pela primeira vez na História da organização, terá como presidente da reunião onde Netanyahu discursará o próprio embaixador de Israel para as Nações Unidas, Danny Danon.

Shalom, Israel!

Sem comentários: