segunda-feira, setembro 03, 2018

CRÓNICAS DE UMA MEMORÁVEL EXCURSÃO A ISRAEL - 2ª Parte

25 DE AGOSTO DE 2018 - GALILÉIA
São 06H00 e toca a despertar, que esta vida de turista não é fácil. Hoje há muito para andar e visitar.
Depois do restaurador pequeno-almoço no restaurante do Hotel, a escassas centenas de metros do Lago de Tiberíades, ou Lago da Galiléia, ou Lago de Genesaré (os nomes são variados para a mesma bacia de água), os 59 participantes da excursão, já restabelecidos após 48 horas sem pregar olho, ocupam os seus lugares no autocarro de 60 lugares - o maior em Israel - que nos levará até ao extremos Norte do país, especificamente às fronteiras com o Líbano e a Síria, zonas tranquilas mas sempre supervisionadas pela inigualável supervisão israelita, uma vez que do lado de lá abundam os "abutres" desejosos de destruir o estado de Israel.

TRAVESSIA EM BARCO DE MADEIRA
Não se poderia começar melhor o dia: a ainda fresca manhã convidava a uma travessia do mítico lago, palco de tantos acontecimentos e milagres bíblicos tão queridos ao povo cristão. Após o entoar entusiasmado dos hinos nacionais português e brasileiro, e perante o disparar de dezenas de fotos e selfies, eis-nos a cantar a famosa canção dos anos 70: "Põe a mão na mão do meu Senhor da Galiléia", e a ouvir 2 ou 3 rápidos testemunhos emocionados. Mas a viagem ganhou um novo encanto com o entoar de vários cânticos hebraicos por um nosso irmão judeu messiânico que tentou a todo o custo que o acompanhássemos naquelas melodiosas entoações na língua dos hebreus, tão difícil de pronunciar, mas tão próxima do coração. Foi a primeira vez que tivemos um barco dirigido na Galiléia por um nosso irmão judeu messiânico.

MAGDALA
Terra natal de Maria Madalena, uma das mais conhecidas seguidoras do Messias Jesus.
Estas escavações prosseguem a ritmo acelerado, tendo-se já descoberto o que resta da sinagoga, certamente visitada por diversas ocasiões por Jesus.
A "peça" mais importante é a "pedra de Magdala", onde se podem ver gravações de vários símbolos ligados ao judaísmo, indicando aquela como uma cidade judaica do 1º século.
Ao fundo, uma moderna Igreja católica onde se pode descer a um espaço ecuménico propício a reuniões e a cultos espirituais.

MONTE DAS BEM AVENTURANÇAS 
Um dos mais belos e aprazíveis lugares da Alta Galiléia é o Monte onde Jesus ensinou as bem aventuranças, onde pregou às multidões e onde alimentou milhares de pessoas com 5 pães e 2 peixes.
A igreja católica octogonal ali presente está rodeada por um belo jardim, onde os grupos turísticos e peregrinos se espalham, orando, meditando ou simplesmente passeando no meio daquelas belas flores e árvores, ao som dos belos cantos dos pássaros e das cigarras. 
Ali pudemos reflectir durante alguns minutos sobre a aplicação individual daqueles tão importante ensinamentos do Mestre.

Não levar as pessoas a molhar os pés nas águas do lago seria algo de impensável, pelo que, ainda que por breves minutos, todos quantos quiseram puderam descer até às águas para molhar os pés e perceber bem de perto a origem vulcânica daquela região bíblica.
Andar na Galiléia e pensar Galiléia é levar a mente a recuar 2 mil anos até aos grandes acontecimentos e milagres realizados pelo Messias Jesus naquelas águas, em especial as grandes e inesquecíveis pescas milagrosas antes e depois da Sua ressurreição. 

Todas as nossas excursões incluem pensão completa, ou seja: alojamento e 3 refeições diárias. Viajar pela Galiléia e pelo lago desperta sempre um apetite saudável e provocador...

É por isso que o famoso "peixe de São Pedro" não poderia escapar dos nossos pratos, naquele tão esperado almoço num dos melhores restaurantes da região.

CAFARNAUM  
Kfar-Nahum, a cidade-residência onde Jesus viveu e centralizou o Seu ministério inicial na Galiléia. 

Ali Ele operou grandes milagres, pregou na sua sinagoga e acabou decepcionado com a rejeição da mensagem do Reino por parte dos seus habitantes, levando a que aquela cidade bíblica ficasse amaldiçoada e deserta até aos dias de hoje. Nada mais restam do que ruínas daquelas que foi uma das mais prósperas cidades junto ao lago, e onde florescia um assinalável comércio de peixe. 

Ao olharmos para aquelas ruínas e pedras de origem vulcânica, abandonadas no meio daquele deserto habitacional, ocorre-nos a condição daqueles que rejeitam a oferta da graça de Deus em suas vidas...
Tal como tantos que têm tido a oportunidade de receber a salvação que o Messias Jesus veio oferecer, e a rejeitam, a maior parte das pessoas de hoje são verdadeiros desertos onde só coabitam as pedras e as inúteis tradições incapazes de produzir vida espiritual...

TEL DAN
Tel Dan era a fronteira Norte da tribo de Dan, palco de diversos acontecimentos, entre os quais a elevação de um altar em oposição ao culto prestado e centralizado em Jerusalém. A caminhada pelo meio daquela vasta e frondosa vegetação trouxe a admiração a todos e o refrigério aos nossos corpos atribulados pelo intenso calor que se fez sentir. Observar a força e o fragor daquela correnteza da água que fornece parte do caudal do rio Jordão deslumbrou a muitos do nosso grupo.
Mas foram as portas da antiga fortaleza cananeia que mais nos chamaram a atenção, uma vez que foi até ali que o patriarca Abraão chegou com um grupo de homens para resgatar o seu sobrinho Lot que ali havia sido sequestrado pelos inimigos.

CESAREIA FILIPE  
A antiga Cesareia Filipe, agora denominada Banias, é um local imprescindível para o visitante, uma vez que foi no meio daquele verdadeiro panteão de ídolo, onde as várias dezenas de nichos acolhiam as divindades gregas e mais tarde romanas, que o Messias Jesus confrontou os Seus seguidores com a clara questão que definiria o estado espiritual de cada um: "E vós, Quem dizeis que Eu sou?"
Foi ali mesmo, após a confissão da divindade do Messias pelo apóstolo Pedro, que Jesus profetizou a Sua Igreja, o desvendar de um plano entabulado por Deus desde a eternidade, mas agora finalmente revelado aos Seus íntimos discípulos.

E não havia certamente lugar melhor para sermos abençoados pela ministração da Palavra pelo nosso querido irmão e companheiro de viagem pastor Carlos Cerqueira, ex-missionário em Angola e agora obreiro nos Estados Unidos. 
Este irmão visitou Israel pela segunda vez, vindo propositadamente dos EUA, desta vez acompanhado do filho mais velho, tendo-nos revelado que anseia poder voltar a visitar a Terra do Senhor.

FRONTEIRA SÍRIA
Contrariamente ao que vinha sendo habitual nestes últimos anos, não ouvimos qualquer explosão ou bombardeamento no lado sírio em todo o tempo que estivemos naquele ponto fronteiriço tão relevante, onde em 1973, em plena guerra do Yom Kippur, várias centenas de soldados israelitas perderam as suas vidas perante as poderosas forças sírias com os seus tanques e armamento fornecidos pela então União Soviética. 

Ali pudemos visitar os bunkers e observar o território sírio, quase ali aos nossos pés.

Toda esta longa jornada terminou cerca das 20H00, com a desejada chegada ao hotel, para uma revigorante refeição e uma noite de profundo sono num dos locais mais importantes de toda a História do Novo Testamento...

Continua...

Sem comentários: