quinta-feira, setembro 13, 2018

REPÚBLICA CHECA INICIA PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA DA SUA EMBAIXADA PARA JERUSALÉM

Depois da corajosa decisão dos Estados Unidos e da Guatemala, a República Checa dá sinais de ser o 3º país a mudar a sua embaixada para Jerusalém, a capital de Israel, sendo o primeiro país da União Europeia a tomar tal decisão.
Numa declaração conjunta, os líderes checos, incluindo o primeiro-ministro, o líder do parlamento, e os ministros da Defesa e dos Negócios Estrangeiros, afirmaram que a abertura da "Casa Checa" em Novembro próximo na Cidade santa será "o primeiro passo" no plano de deslocar a embaixada checa para Jerusalém.
Jiri Ovcacek, porta-voz do presidente checo Milos Zeman, informou que a Casa Checa albergará instituições do governo, incluindo um gabinete para as Relações Exteriores, a agência checa de comércio externo, e o escritório do Turismo checo. Segundo informações prestadas pelo porta-voz, o próprio presidente checo irá deslocar-se a Jerusalém para presidir à inauguração da Casa.
O presidente Zeman, de 73 anos, é um veterano político da esquerda, conhecido pelas suas posições pró-Israel, tem desde há muito defendido a relocalização da embaixada checa para Jerusalém, muito antes ainda de o presidente Trump ter tomado essa decisão.
A embaixada da República Checa tem estado em Tel Aviv desde 1949, excepto durante o período de corte das relações diplomáticas entre 1967 e 1990, quando a então chamada Checoslováquia estava sob a ditadura comunista.

Viva a República Checa!
Shalom, Israel!

1 comentário:

Victor Nunes disse...

que benção tem que desenrolar isso dai as nações amigas tem que se posicionar