quarta-feira, setembro 04, 2019

NUMA RARA MAS JÁ HISTÓRICA VISITA À CIDADE BÍBLICA DE HEBRON, NETANYAHU AFIRMA QUE OS JUDEUS PERMANECERÃO "PARA SEMPRE" NESTA CIDADE DIVIDIDA

Celebra-se hoje em Hebron o 90º aniversário do massacre cometido em 1929 contra 67 judeus então residentes na cidade dos patriarcas, Hebron.
Durante as comemorações realizadas esta manhã, o primeiro-ministro israelita prometeu aos residentes judeus ali presentes que a cidade nunca será esvaziada da presença judaica.
"Viemos aqui em unidade pela memória, para expressarmos a vitória sobre os arruaceiros sedentos de sangue que há 90 anos cometeram este horrível massacre" - afirmou Netanyahu, acrescentando: "Eles estavam convencidos que nos haviam expulsado para sempre, mas cometeram um grave erro."
"Cumprimos a justiça histórica, e retornámos à cidade dos patriarcas. Hebron nunca será esvaziada de judeus."
"Não somos estrangeiros em Hebron, ficaremos aqui para sempre. Não viemos para desarraigar ninguém, mas ninguém tampouco nos irá desarraigar."
Nas suas intervenções, Netanyahu também elogiou os habitantes palestinianos de Hebron que, nas suas palavras, "arriscaram as suas vidas" para salvar judeus durante o massacre de 1929.

ANEXAÇÃO TOTAL DE HEBRON
Não são poucas as vozes que apelam no entanto à anexação total de Hebron. Tal foi o caso hoje da Ministra para a Cultura de Israel Miri Regev, que se juntou ao seu colega do Likud Yuli Edelstein, apelando a que Israel anexe a cidade bíblica de Hebron.
"Se não há Hebron, também não há Tel Aviv" - afirmou Regev, acrescentando: "O direito de Tel Aviv à existência está enraizado em Hebron, onde Abraão e Sara foram sepultados."

CONDENAÇÃO PALESTINIANA
Tal como seria de esperar, a condenação palestiniana a esta visita não se fez esperar. A Autoridade Palestiniana fez saber da sua condenação a esta visita, a primeira de um primeiro-ministro desde 1998, classificando-a como "provocatória" e com motivações políticas.
Alguns activistas palestinianos do movimento "Jovens contra os Colonatos" ergueram uma gigantesca bandeira palestiniana no local por onde Netanyahu e outros líderes israelitas iriam estar presentes para as comemorações.  
Segundo testemunhas, vários palestinianos atiraram pedra e foguetes contra soldados israelitas, no centro da cidade, tendo estes respondido com disparos de balas de borracha.

Shalom, Israel!

Sem comentários: