quarta-feira, fevereiro 19, 2020

"TODOS QUEREM TRABALHAR EM ISRAEL" - AFIRMAM PALESTINIANOS DE GAZA

As autoridades militares israelitas decidiram aumentar o número de permissões para cidadãos de Gaza poderem entrar em Israel para trabalhar. 7.000 palestinianos podem agora atravessar diariamente a vedação e entrar em Israel para ganhar o seu pão. 
A decisão foi recebida em euforia pelos palestinianos desejosos de arranjar um trabalho em Israel.
Esta manhã ao atravessarem a vedação que separa o território da Faixa de Gaza de Israel, os palestinianos manifestaram a sua profunda gratidão a Israel.

ALARGAMENTO DA ZONA PESQUEIRA
O governo israelita decidiu também alargar a zona pesqueira de Gaza para as 15 milhas náuticas.

"TODOS QUEREM TRABALHAR EM ISRAEL"
"Todos querem trabalhar em Israel, todos querem uma vida boa e tranquila" - afirmou Nahed Halees, um dos muitos palestinianos que esta manhã atravessou a fronteira de Erez para Israel. 
Halees trabalha na cidade israelita de Askhelon, e já tinha recebido a permissão antes deste acréscimo de mais 2.000 permissões de trabalho. Ele testemunhou daquilo que tem ouvido dos seus amigos e colegas em Gaza:
"Todos me dizem: eu quero entrar (em Israel) para trabalhar, mas eu digo-lhes que não consigo uma permissão para eles. Mais permissões deveriam ser concedidas para trabalhadores e comerciantes."
Segundo Halees, o desemprego é um dos maiores problemas do enclave de Gaza. "As pessoas querem viver, comer, beber e providenciar para os seus filhos. Às vezes nem as crianças estão indo à escola."

CALMA RELATIVA
Apesar dos balões com explosivos que diariamente são lançados contra Israel, há actualmente uma "calma relativa", que levou as autoridades israelitas a aliviarem as restrições. 
No entanto, os avisos são bem claros: caso a situação se altere para pior, Israel imporá novamente as restrições.
A decisão está na verdade nas mãos dos palestinianos de Gaza...

Shalom, Israel!

Sem comentários: