sábado, outubro 03, 2020

ARQUEÓLOGOS ISRAELITAS DESCOBREM NA GALILÉIA TANQUE DE BANHOS RITUAIS COM 2 MIL ANOS

 

Israel é um lugar em que cada escavadela na terra pode trazer à luz alguma surpresa ou tesouro arqueológico.

Desta foi foi na Galiléia. Peritos da Autoridade para as Antiguidades de Israel descobriram uma mikveh - tanque de banhos rituais - com 2 mil anos, no meio de um antigo campo agrícola judaico na Galiléia. Esta descoberta ocorreu durante as escavações para a construção de um cruzamento num autoestrada na Baixa Galiléia.

Estas descobertas remontam ao período do Segundo Templo de Jerusalém, portando de há cerca de 2 mil anos, e ajudarão a perceber melhor o estilo de vida judaico da época naquela região. 

"A existência de uma mikveh, uma instalação para purificação, indica inequivocamente que os residentes desta antiga exploração agrícola eram judeus que seguiam um estilo de vida tradicional e religioso e que obedeciam à purificação como ritual da Torá. Os banhos rituais têm vindo a ser usados na vida diária dos judeus desde o período do Segundo Templo até aos nossos dias" - explicaram os directores das escavações Abd Elghani Ibrahim e Walid Atrash. 

Segundo eles, esta descoberta marca a primeira vez em que arqueólogos descobriram ruínas de antigas quintas judaicas na Galiléia: "A descoberta da mikveh na quinta agrícola muda o que nós conhecíamos acerca do estilo de vida dos judeus durante o período do Segundo Templo. Até agora não tínhamos ainda descoberto quintas agrícolas na Galiléia. Pensava-se que os judeus da época romana não viveriam em quintas agrícolas fora das aldeias ou das cidades. A descoberta desta quinta a alguma distância da aldeia de Shikhin e da grande cidade judaica de Seforis demonstra que os judeus também se instalavam em quintas, as quais talvez funcionassem como o interior rural de Seforis."


Percebendo que a mikveh agora descoberta não poderia ficar no mesmo local por causa da construção da autoestrada, os arqueólogos decidiram então removê-la da terra e transferi-la para um kibbutz próximo, onde será devidamente preservada.

Shalom, Israel!

Sem comentários: