quinta-feira, outubro 22, 2020

PREVISTO PARA DIAS ANÚNCIO DA NORMALIZAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE ISRAEL E O SUDÃO

O próximo país árabe a normalizar as relações diplomáticas com Israel deverá ser o Sudão. Prevê-se que o anúncio deva vir a ser feito já neste próximo fim de semana ou no início da próxima.

Este é o resultado de mais um esforço diplomático mediado pelos Estados Unidos, e confirmado ontem com a deslocação de uma comitiva norte-americana e israelita a Cartum. Esta viagem inédita foi realizada em jacto comercial num voo directo entre Tel Aviv e Cartum e volta. Vários responsáveis da Mossad e do gabinete do primeiro-ministro tiveram reuniões com os seus congéneres na capital sudanesa, chegando-se a um acordo final para o estabelecimento de relações amistosas entre os dois países. As conversações prosseguiram durante o dia de hoje.

Espera-se agora um telefonema final entre o presidente Donald Trump, o líder de transição sudanês general Abdel Fattah al-Burhan, o primeiro-ministro do Sudão Abdalla Hamdok, e o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu. 

Já ontem o secretário de estado norte-americano Mike Pompeo havia-se pronunciado, esperando ver o Sudão a estabelecer relações diplomáticas com Israel como resultado da decisão norte-americana de retirar o Sudão da lista dos países promotores do terrorismo. Pompeo expressou-se confiando que "cada nação reconhecesse Israel, a pátria judaica de direito, no seu direito fundamental de existir como país."

Desde que começou 2020, o mundo já não é mais o mesmo...

Shalom, Israel! 

1 comentário:

Victor Nunes disse...

JESUS ESTA VOLTANDO