Chegou hoje a Israel a primeira delegação oficial oriundo dos Emirados Árabes Unidos. E veio com uma série de projectos. O primeiro levou já a uma decisão inédita nas relações entre Israel e os estados árabes: a isenção mútua de vistos turísticos. Outra decisão importante, esta participada também pelos Estados Unidos, envolve o investimento de 3 biliões de dólares para um fundo de desenvolvimento regional.
A delegação dos Emirados é composta por 3 ministros, incluindo o da Economia e Finanças.
"Hoje estamos fazendo história" - afirmou eufórico o primeiro-ministro israelita ao saudar a delegação árabe ainda no aeroporto de Tel Aviv. E acrescentou: "O entusiasmo por este acordo de paz entre o nosso povo é enorme. É real, é amplo, é profundo, e reflecte o potencial que hoje está sendo realizado."
Netanyahu afirmou ainda que judeus e árabes são todos descendentes do patriarca Abraão. "E é em seu nome que nós delineámos esta histórica iniciativa de paz. É no seu espírito que desejamos promover uma coexistência e cooperação no Médio Oriente, baseadas no mútuo respeito e entendimento."
Netanyhau agradeceu ainda ao presidente Donald Trump e ao príncipe dos Emirados Mohammed bin Zayed al-Nahyan por terem tornado possível esta aproximação. "Lembraremos este dia, um glorioso dia de paz" - afirmou Netanyahu.
Foi também criado um fundo destinado ao desenvolvimento regional denominado "Fundo Abraão."
Como resultado deste acordo, realizar-se-ão a partir de agora 28 voos semanais directos entre os dois países.
Shalom, Israel!
1 comentário:
muito bom
Enviar um comentário