sábado, abril 16, 2022

EUA "PROFUNDAMENTE PREOCUPADOS" COM O MONTE DO TEMPLO EM JERUSALÉM

Devido aos incidentes na manhã de ontem em que cerca de 185 palestinianos foram alegadamente feridos pela intervenção da polícia israelita que tentou pôr ordem na multidão de arruaceiros que atirava pedras contra os fiéis judeus que rezavam junto ao muro, o departamento de estado norte-americano informou estar em permanente contacto com as autoridades palestinianas e israelitas visando o acalmar da situação naquele lugar sagrado para judeus e muçulmanos. 

"Apelamos a ambas as partes para que exerçam contenção, evitem acções provocatórias e de retórica, e que preservem o status quo histórico no Haram al-Sharif/Monte do Templo."

Sob o actual status quo de há 54 anos, enquanto os muçulmanos podem rezar e fazer o que querem no Monte do Templo, inclusivé deixar as crianças jogar à bola, os judeus apenas têm permissão para subir e visitar em pequenos grupos, e mesmo assim sob pesadas restrições, seguindo um caminho previamente estabelecido e apenas durante algumas horas em certos dias da semana. Os judeus estão ainda por cima proibiddos de orar naquele recinto...

Numa declaração emitida pela embaixada norte-americana em Jerusalém, foi feito um apelo à calma e ao restabelecimento da normalidade: "Estamos a acompanhar de perto os acontecimentos em Jerusalém durante este período de feriados sagrados para os judeus, muçulmanos e cristãos. Apelamos a cada um para que se abstenha de acções que levem a um escalar das tensões. Encorajamos ambas as partes a que trabalhem conjuntamente para assegurar a calma e o tranquilo desfrutar de todos os feriados religiosos."

As autoridades israelitas detiveram 400 arruaceiros palestinianos e, segundo alegações do Crescente Vermelho Palestiniano, 158 indivíduos terão ficado feridos, a maioria dos quais devido à inalação de gás lacrimejante. Os videos gravados no local revelaram um verdadeiro caos no recionto, com pedras voando em todas as direcções e bombas artesanais sendo arremessadas contra a polícia israelita. Determinada a limpar as pilhas de pedras acumuladas pelos palestinianos dentro da mesquita de al-Aqsa, a polícia teve de invadir o edifício, resultando na detenção de dezenas de arruaceiros. Foram necessárias seis horas para que a polícia repusesse a ordem, expulsando os arruaceiros palestinianos do recinto, conduzindo centenas deles para dentro de autocarros que os conduziram para uma estação de polícia próxima do local. A calma foi então restaurada, e as orações da tarde puderam ser realizadas sem qualquer problema, com a presença de cerca de 50 mil fiéis muçulmanos.

Shalom, Israel!

1 comentário:

Victor Nunes disse...

Eis que presto venho: Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.

Apocalipse 22:7