quarta-feira, maio 18, 2022

ISRAEL ENVIA 2.000 CAPACETES E 500 COLETES À PROVA DE BALA PARA A UCRÂNIA


Numa mudança de rumo em relação à guerra na Ucrânia, Israel enviou hoje para a Ucrânia um primeiro carregamento de equipamento defensivo: 2 mil capacetes e 500 coletes à prova de bala que, segundo o ministério da Defesa de Israel serão destinados a forças de resgate e a organizações civis. 

Esta é a primeira ajuda prática enviada por Israel desde o início da invasão russa à Ucrânia, em 24 de Fevereiro passado. Até agora Israel tinha mantido uma difícil política de neutralidade, uma vez que precisa de estar de bem com a Rússia por causa da guerra civil na Síria, tendo até recentemente recusado enviar material de defesa para a Ucrânia, tendo em vez disso enviado 100 toneladas de ajuda humanitária e montado um hospital de campanha que funcionou na parte ocidental durante 6 semanas. 

A posição israelita em relação à intervenção russa tem no entanto estado a mudar nas últimas semanas, tendo Israel já acusado a Rússia de crimes de guerra à medida que vão surgindo imagens de atrocidades um pouco por todo o país. Para piorar a situação, Israel reagiu com dureza às alegações do ministro das Relações Exteriores russo Sergey Lavrov de que Adolf Hitler tinha ascendência judaica, dessa forma tentando justificar a invasão da Ucrânia, sob o pretexto de "desnazificar" o país, cujo presidente é, por acaso, um judeu...

Israel não quer enviar material de guerra, de forma a não criar dificuldades na sua relação com a Rússia, preferindo enviar material de protecção para civis. O presidente ucraniano Zelensky tinha pedido a Israel que enviasse equipamentos de defesa anti-míssil "Iron Dome", considerados os melhores do mundo, mas Israel recusou, justificando não querer interferir na guerra com a Ucrânia. 

Shalom, Israel!

1 comentário: