sexta-feira, maio 20, 2022

RUÍNAS DO PALÁCIO DO REI HERODES TERÃO SIDO DESCOBERTAS EM BANIAS

Foram encontradas ruínas daquilo que se acredita ter sido um dos palácios que o rei Herodes construiu por todo o território de Israel. Desta vez a descoberta foi em Banias - a bíblica Cesareia de Filipe - bem no Norte de Israel, e onde se localiza uma das nascentes do rio Jordão. 

Apesar de este sítio arqueológico ter sido escavado há 40 anos pelo famoso arqueólogo israelita Ehud Netzer, vários peritos reexaminaram os achados feitos pelo arqueólogo e chegaram à conclusão de que se tratam do palácio de Herodes, mais precisamente do assim chamado "opus reticulatum."

BANIAS - A BÍBLICA CESAREIA FILIPE

Localizada no sopé dos Montes Hermon, Banias permite a visão do vale de Hula e das águas que dão origem ao rio Jordão. A sua paisagem pedregosa e intensa vegetação oferecem abundantes oportunidades para fazer trilhos e até nadar. Mas as antigas ruínas no sítio arqueológico não são menos impressionantes. O "Paneion", um santuário numa cave dedicado ao deus grego Pan, foi erigido diante da gruta natural que acompanhava um socalco de rochas durante o período helenístico. Posteriores construções seguiram-se durante o período do domínio romano, começando com Herodes o Grande, a quem tinha sido doado o território pelo imperador Augusto. Segundo o historiador Flávio Josefo, Herodes tinha ali um "belo templo em pedra branca" em honra ao seu patrono imperial, construído junto ao "Paneion."

Vários detalhes encontrados nas ruínas referidas como do palácio de Herodes assemelham-se a outros achados em dois outros palácios mandados contruir pelo mesmo rei: o palácio de Jericó e o monumento de Herodes em Jerusalém. 

Shalom, Israel!


Sem comentários: