domingo, maio 29, 2022

2.600 JUDEUS SUBIRAM HOJE AO MONTE DO TEMPLO, ENFURECENDO OS PALESTINIANOS



Em preparação para o desfile das bandeiras, que iniciará o seu percurso no portão de Damasco, atravessará o bairro muçulmano e terminará junto ao Muro Ocidental, cerca de 2.600 judeus subiram hoje ao Monte do Templo, actualmente conspurcado pela mesquita de al-Aqsa e pelo Domo da Rocha.

Segundo os mídia israelitas, este número hoje registado bateu todos os recordes até hoje conhecidos.

Entretanto, as tensões mantêm-se elevadas em Jerusalém oriental, tendo já havido várias escaramuças entre os manifestantes judeus e arruaceiros palestinianos. A polícia israelita tem pedido aos manifestantes do desfile para que respeitem as directivas e que evitem "quaisquer demonstrações de violência verbal ou física." Várias ruas principais foram encerradas e algumas paragens do metro de superfície próximas da Cidade velha foram encerradas. 

Logo antes do início do desfile um grupo de jovens israelitas juntou-se perto do portão de Damasco acenando com bandeiras de Israel. Em resposta a esta "provocação" vários palestinianos entraram em confronto com os israelitas. Pedras, garrafas e cadeiras têm sido atiradas de uns para outros e gás pimenta espalhado, obrigando a que muito fujam do local com os olhos fechados e gritando palavras de contestação. 

Esperamos que a situação não piore e que venha a normalizar.

Shalom, Israel!

1 comentário: