sexta-feira, fevereiro 17, 2023

ANTIGOS MAPAS CRISTÃOS DE ISRAEL E DE JERUSALÉM DOADOS À UNIVERSIDADE DE HAIFA


A Universidade de Haifa recebeu uma doação de uma rara colecção de 30 mapas e atlas contendo ilustrações bíblicas e narrativas cristãs dos anos 1500 a 1600. 

Este presente foi um legado da Fundação Richard Umansky, tendo em atenção os desejos do falecido Dr. Richard Umansky, um pediatra, um homem que gostava de andar ao ar livre, um viajante e um historiador. 

Umansky estudou os mapas durante décadas e acabou por doá-los à Universidade de Stanford para serem catalogados, estabelecendo que após a sua morte os mesmos fossem doados à Universidade de Haifa. 


Um dos mapas da colecção é uma interpretação holandesa de um mapa do século 13, datada dos anos 1600. 

Cópias desta colecção estão localizadas em diferentes locais pelo mundo fora. 

"Estamos maravilhados. Foi há 20 anos que eu escrevi uma dissertação sobre dois destes mapas, e agora, ei-los aqui!" - afirmou eufórico o Dr. Zur Shalev, chefe do Departamento de História Geral e do Centro de Haifa para a História do Mediterrâneo da Universidade de Haifa. 


"Nós temos mapas do reverendo alemão Heinrich Binting, que desenhou muitos belos mapas do tempo do povo cananeu, uma civilização de língua semítica"
- afirmou, acrescentando: "Binting compilou relatos bíblicos numa colecção de viagens. Este homem do século 16 conseguiu documentar longas distâncias em viagens sem qualquer equipamento avançado para o ajudar, ao mesmo tempo que explicando o sentido espiritual de Abraão e de João Baptista."

"Apesar do conhecimento prévio de várias partes do mundo, os mapas daquela altura eram desenhados a partir de interpretações bíblicas em vez da presença física na localidade desenhada. Espera-se de um cartógrafo que vá ao terreno e desenhe com base na sua viagem."

IMPACTO DA PESQUISA

A universidade sublinhou que a colecção proporciona aos pesquisadores a oportunidade de estudarem historicamente obras significativas, incluindo mapas com 500 anos desenhados com ferramentas antigas.

Shalom, Israel!