quinta-feira, fevereiro 09, 2023

EQUIPAS DE SOCORRO ISRAELITAS RESGATARAM 12 PESSOAS E MONTARAM HOSPITAL DE CAMPANHA NA TURQUIA


A meio da tragédia que já ceifou perto de 20 mil vidas, as equipas internacionais esforçam-se por encontrar sobreviventes, não obstante as dificuldades logísticas do terreno e as adversas condições atmosféricas. 



Mesmo assim, e até ao momento, as equipas israelitas já conseguiram resgatar 12 pessoas dos escombros causados pelos fortes sismos que abalaram a região Nordeste da Turquia e a Síria. A primeira delegação israelita com 150 elementos iniciou os seus trabalhos de resgate logo um dia a seguir à tragédia, e ontem mesmo uma nova equipa montou durante a madrugada um hospital de campanha. 



Até ao momento Israel já enviou para a Turquia 15 aviões de carga da Força Aérea com toneladas de equipamento e 230 elementos de equipas de resgate, incluindo peritos em operações de busca e salvamento, pessoal médico, enfermeiros e paramédicos. 

Durante esta madrugada as equipas israelitas conseguiram resgatar dos escombros uma mulher de 26 anos e um homem de 65 na cidade de Marash. Já durante as primeiras horas da tarde de hoje foram resgatadas mais duas pessoas, incluindo uma menina de 7 anos. 



Em declarações prestadas ontem à tarde aos repórteres, o chefe da delegação israelita, coronel Golan Vach, informou que as equipas israelitas tinham visto alguns sucessos: "Penso que o estado de Israel e o comando da linha da frente sabem como lidar com tarefas destas em pouco tempo. A velocidade com que chegámos ao terreno foi o que nos fez alcançar estes resultados e espero que em breve possamos alcançar mais resultados ainda." Segundo Vach, as delegações de socorro israelitas costumam permanecer no terreno entre 9 a 14 dias, e, neste caso, estão preparadas para isso. 

Os militares denominaram esta operação como "Folhas de oliveira."

Várias outras delegações de médicos israelitas de organizações de emergência dirigiram-se também à Turquia para assistir as autoridades locais no tratamento de vítimas dos terramotos. O ministério das Relações Exteriores está neste momento a ponderar o envio de mais um voo com um carregamento de ajuda médica e itens humanitários. 

Deus abençoe estas equipas! Shalom, Israel!

1 comentário:

Cleide disse...

Sempre leio suas matérias, muito obrigada