segunda-feira, fevereiro 06, 2023

ISRAEL ENVIA DUAS EQUIPAS DE RESGATE À TURQUIA NAS PRÓXIMAS HORAS, E AJUDA HUMANITÁRIA À INIMIGA SÍRIA


Israel é reconhecido como um dos países mais bem equipados e mais rápidos a responder a situações de catástrofe causadas por terremotos. 

Em resposta aos terríveis sismos ocorridos esta madrugada na região oriental da Turquia e na Síria, e também sentidos por todo o Israel, o estado judaico estará enviando 2 equipas de resgate nas próximas 24 horas, acompanhadas de vários diplomatas israelitas. 

AJUDA HUMANITÁRIA À INIMIGA SÍRIA

Apesar de a Síria ser um dos maiores inimigos assumidos de Israel, o estado judaico estará a enviar cobertores, tendas e medicamentos, oferecendo-se ainda para tratar de pessoas feridas. O pedido de ajuda à Síria veio por parte da Rússia, país que mantém uma forte presença militar naquele país. 

Os dois maiores sismos tiveram uma intensidade de 7.8º e 7.7º respectivamente, mas têm-se seguido muitas réplicas, algumas com intensidade superior a 5º da escala de Richter. Neste momento o número de mortos aproxima-se rapidamente dos 2.000, mas teme-se que com o desabamento total de mais de 2.800 prédios este número aumente muito mais. Fontes norte-americanas calculam que o número poderá atingir as 10 mil vítimas mortais, nestes que foram os maiores sismos sentidos na região nestes últimos 100 anos.

Shalom, Israel!

Sem comentários: