segunda-feira, março 27, 2023

ISRAEL: PAÍS COMPLETAMENTE PARADO, AVIÕES EM TERRA, EMBAIXADAS ENCERRADAS À ESPERA DA DECISÃO DE NETANYAHU


Esta é a maior crise que Israel tem vindo a experimentar nos últimos anos: o país inteiro está parado em função de uma greve geral que paralisou o comércio, shoppings, transportes, aviões, etc., e que está a levar às ruas de Jerusalém, Tel Aviv e outras cidades do país centenas de milhares de manifestantes que protestam contra a reforma judicial proposta pelo governo direitista de Netanyahu.

A situação, que tem vindo a piorar de dia para dia, tem levado alguns comentadores a falar de uma "guerra civil."

Espera-se que Netanyahu ainda hoje se dirija à nação, protelando ou até anulando a proposta, uma vez que isso tem sido pedido por uma grande parte da população, por vários ministros e até pelo próprio presidente Herzog. Muitos militares têm também deixado de comparecer nos seus postos de serviço e os reservistas negam-se a prestar serviço enquanto a proposta de lei não for revogada.

Segundo esta proposta, o governo teria poderes para anular decisões do tribunal judicial.

A situação em Jerusalém é verdadeiramente delicada, senão até explosiva, uma vez que se estão a juntar manifestantes da direita próximos aos muitos milhares que protestam contra o governo. Entretanto, no parlamento - o knesset - já estão 100 deputados aguardando o discurso de Netanyahu, adiado desde há pelo menos 7 horas. 

A situação piorou bastante depois que o primeiro-ministro demitiu o seu ministro da Defesa, o qual, ainda que pertencente ao mesmo partido - o Likud - havia-se pronunciado sobre a proposta, alertando que a mesma ameaçava a segurança nacional. Para Netanyhau, a corte suprema é "demasiado poderosa", alegando ainda que a revisão judicial fará de Israel "uma democracia mais forte."

Notícias a actualizar sempre que tal se justifique.

Shalom, Israel!

2 comentários:

olga disse...

Os cristãos sabem quem é o pai da mentira! O mundo está dominado por ele, pois, está crendo que verdade é fake news e fake news é verdade... Israel tome cuidado com a Rede... no passado já foi vitima da propaganda enganosa e, agora ela está em toda parte!
Quando entregamos um celular nas mãos de uma criança; quando não sabemos o que os jovens estão aprendendo nas escolas e universidades... quando os ídolos destes jovens são adeptos de todas praticas pervertidas... não é muito difícil mudar uma sociedade! O novo normal sempre existiu... e se chama paganismo!

Victor Nunes disse...

Complicado isso