quarta-feira, março 01, 2023

ENCONTRADO EM ISRAEL UM CACO COM O NOME DO REI DARIO


Mais uma surpreendente descoberta arqueológica vem acrescentar mais evidência à fiabilidade das Escrituras. Desta vez, foi o achado casual de um caco no Parque Nacional de Tel Lachish, na região central de Israel e que, depois de ter sido analisado ao pormenor num laboratório analítico, comprovou que pertence a uma época muito antiga, há cerca de 2.500 anos, correspondendo às actividades da administração real naquela região de Israel na época em que Israel era dominado pela Pérsia. 

Segundo a Autoridade para as Antiguidades de Israel, a inscrição no caco foi escrita em aramaico há 2.500 anos, com os seguintes dizeres: "24º ano de Dario", uma referência ao rei persa Dario o Grande, o pai de Xerxes I conhecido do Livro de Ester, o qual é lido anualmente pelos judeus na época da festa do Purim.



Esta é a primeira descoberta de uma inscrição com o nome de Dario o Grande alguma vez encontrada em Israel. Durante o seu longo reinado (522 - 486 a.C.), o império persa expandiu-se, atingindo o seu maior expoente no governo do seu filho Hishrash (Assuero, ou Xerxes, no grego), que dominou a maior parte do mundo antigo. Com a ascensão ao trono do seu filho Xerxes I, o império persa alcançou o seu auge, controlando grande parte do Mediterrâneo Oriental, chegando até à própria Índia. 



Segundo os pesquisadores, os eventos descritos no Livro de Ester tiveram lugar 15 anos depois desta inscrição ter sido feita. Segundo a AAI, esta inscrição deveria ser um selo administrativo de aprovação usado no comércio, e deverá ter sido feita por volta dos anos 498-497 a.C. devido ao número de anos do reinado de Dario ali registados. 

Naquela altura, Israel fazia parte do vasto império persa e pagava tributos na forma de produtos agrícolas, tal como era prática naqueles dias. A área próxima deste parque arqueológico era uma importante cidade judaica onde eram erigidos templos e eram cobrados impostos para a Pérsia. 

A verdade é que esta raríssima inscrição é uma das mais antigas alguma vez encontradas em Israel.

Shalom, Israel!

Sem comentários: