terça-feira, abril 11, 2023

2.642 JUDEUS ASCENDERAM AO MONTE DO TEMPLO DESDE O INÍCIO DA PÁSCOA


Desafiando as provocações e ameaças dos seus inimigos árabes, cerca de 2.642 judeus ascenderam ao Monte no período da Páscoa judaica que se iniciou na passada Quarta-Feira. Devido às condições actuais e de forma a evitar a repetição dos actos de violência da passada Sexta-Feira, o primeiro-ministro proibiu a ascensão de judeus ao Monte durante os próximos 10 dias, o período final da celebração da festa islâmica do Ramadão. 

Desde o início do ano novo judaico - o Rosh Hashana - 27.765 judeus já ascenderam ao seu lugar mais sagrado, o local onde foi erigido o Templo de Salomão. 


O número dos judeus que ascendem ao Monte tem vindo a subir de ano para ano: 51.483 em 2022; 34.651 em 2021, e 20.684 em 2020. 

A passagem dos judeus pela esplanada é normalmente silenciosa, pacífica e respeitosa, ao contrário dos muçulmanos que falam alto, provocam, ameaçam e até permitem que os seus filhos joguem futebol naquele recinto que eles consideram sagrado...



Os judeus não têm permissão para orar no recinto, ainda que muitos o façam silenciosamente. Muitos dos que ascendem ao Monte querem demonstrar ao governo de Israel que o local lhes pertence e que é tempo de o mesmo o reconhecer. Devido às provocações e ameaças dos muçulmanos ali presentes, as visitas dos judeus são acompanhadas de um forte dispositivo policial. Enquanto os muçulmanos sobem ao Monte sem qualquer restrição, os judeus são investigados, não podendo levar qualquer objecto religioso, como Bíblias e outros símbolos. O mesmo é aplicado aos cristãos que ali ascendem. 

Shalom, Israel!


Sem comentários: