quarta-feira, abril 05, 2023

350 ARRUACEIROS PALESTINIANOS DETIDOS APÓS CONFRONTOS NO MONTE DO TEMPLO


A menos de 24 horas do início da Páscoa judaica, os palestinianos decidiram fazer festa, promovendo esta madrugada uma onda desacatos que levou à detenção de 350 arruaceiros violentos, preparados para gerar mais uma onda de violência no Monte do Templo. 

E, conforme é habitual, a versão dos acontecimentos provocados pelos palestinianos é sempre contraditória, com os inimigos de Israel a alegar que Israel é que cometeu uma agressão...

Segundo a versão da polícia israelita, normalmente comprovada pelos factos e pelos registos em vídeos, elementos da polícia foram obrigados a entrar esta madrugada na mesquita de al Aqsa após se aperceberem que jovens palestinianos se tinham barricado na mesma munidos de foguetes, cacetes e pedras, recusando-se a sair de forma pacífica. Crê-se que os indivíduos se preparavam para atacar judeus que visitassem o Monte do Templo nesta época tão importante para a religião judaica. 

Perante as acusações dos países árabes, Netanyahu afirmou que muçulmanos que se encontravam dentro da mesquita confirmaram o relato da polícia. O primeiro-ministro israelita afirmou que o seu governo estava comprometido em "manter o status quo e acalmar as tensões no Monte do Templo."

Confirmado por testemunhas muçulmanas no local, sabe-se que a polícia israelita pediu aos manifestantes barricados dentro da mesquita para que saíssem, tendo o grupo recusado, pelo que não havia outra opção senão entrar no recinto, onde foram recebidos com pedras e foguetes. 

A polícia deteve 350 arruaceiros, confirmando que os mesmos causaram danos e profanaram a mesquita, um lugar sagrado para os muçulmanos. 

A Liga Árabe já decidiu reunir-se para discutir esta situação, tendo o seu líder declarado que as acções de Israel foram "irresponsáveis", acrescentando que "o comportamento afecta os sentimentos religiosos de milhões de muçulmanos no mundo, especialmente durante o Ramadão." Este árabe só se esqueceu foi das intenções dos arruaceiros dentro da mesquita...

Tanto a Autoridade Palestiniana, como o Egipto, a Arábia Saudita, a Jordânia e outros responsabilizaram Israel pela onda de violência. Mais do mesmo a que já há muito nos habituámos...

O Hamas, o grande instigador desta onda de violência, apelou entretanto aos árabes na Judeia e Samaria para que "acorram em massa à mesquita de al Aqsa para a defenderem."

ROCKETS DE GAZA

Entretanto, e para completar a festa, 16 rockets foram disparados desde Gaza, tendo um deles atingido uma fábrica, provocando vários danos. A aviação israelita respondeu, lançando vários ataques contra instalações do movimento terrorista apoiado pelo Irão. 

Shalom, Israel!

Sem comentários: