terça-feira, março 18, 2025

ISRAEL LANÇA GRANDE ATAQUE EM GAZA NUMA OPERAÇÃO DENOMINADA "FORÇA E ESPADA"


Em menos de 10 minutos a Força Aérea de Israel lançou um grande ataque contra posições do Hamas na Faixa de Gaza. Foi um ataque surpresa, iniciado às 02H10 da madrugada, com os aviões israelitas a despejar bombas sobre diversos alvos em apenas 2 minutos, ao mesmo tempo que eram feitos ataques por meio de drones e helicópteros com a duração de 8 minutos. No total foram atingidos 80 alvos terroristas. 

A primeira onda de ataques visou comandantes medianos do Hamas, membros do politburo do grupo terrorista e respectiva infraestrutura. Membros e infraestruturas da Jihad Islâmica foram também bombardeados. 


Sabe-se que pelo menos 4 líderes militares do Hamas foram abatidos nos ataques. Entre eles, o suposto primeiro-ministro de Gaza. Sabe-se também que o porta-voz do braço militar da Jihad Islâmica foi também abatido nestes ataques de hoje. 

Durante o dia foram também atacados lançadores de rockets, células terroristas, armas e outras infraestruturas militares. Estes ataques são a resposta à informação de que o Hamas se preparava para lançar ataques contra posições do exército israelita na zona tampão e até em território israelita. Os ataques foram antecipadamente planeados e teve-se em conta a segurança dos reféns ainda em Gaza. As famílias dos reféns foram sendo informadas dos avanços durante esta madrugada. 

Estes ataques surpresa na madrugada e durante a manhã são apenas a primeira parte dos planos israelitas de liquidar o Hamas. As IDF têm planos com diferentes graus de intensidade, tendo o ministro da Defesa Israel Katz anunciado que a intensidade dos ataques irá aumentar. 


"ISTO É APENAS O INÍCIO"

Num discurso televisivo do início desta noite transmitido ao país, o primeiro-ministro Netanyahu explicou as razões destes novos ataques, afirmando: "Daqui em diante as negociações só serão conduzidas debaixo de fogo." E acrescentou: "Isto é apenas o início."

MÍSSIL DISPARADO PELOS HOUTHIS

Um míssil entretanto disparado pelos houthis desde o Iémen contra o Sul de Israel foi interceptado e destruído pelas defesas aéreas israelitas. 

ATAQUES VÃO CONTINUAR

Segundo Gideon Sa'ar, ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel, os ataques irão prosseguir por mais alguns dias. 

Na verdade, Israel perdeu a paciência com a intransigência dos terroristas palestinianos, que se recusaram a aceitar as propostas de continuação de cessar-fogo feitas pelos EUA. "Os EUA fizeram 2 propostas e o Hamas rejeitou-as" - afirmou Sa'ar, acrescentando: "Encontrámo-nos num beco sem saída, sem reféns libertados e sem acções militares. Esta situação não pode continuar. Este não é um ataque de um dia só. A operação irá prosseguir nos próximos dias."

O ministro da Defesa de Israel já informou entretanto que os ataques não irão parar enquanto o Hamas não libertar todos os 59 reféns em seu poder: "O Hamas tem de perceber que as regras de jogo mudaram, e que se não libertar imediatamente todos os reféns, as portas do inferno vão-se abrir, e o grupo vai enfrentar a total intensidade das IDF no ar, mar e terra, até à sua completa eliminação."

"Não cessaremos de lutar até que todos os reféns regressem a casa e sejam removidas todas as ameaças às populações do Sul de Israel."

Shalom, Israel!


Sem comentários: