A última frase escrita é bastante significativa: "Desde Sião sairá a Palavra (Torá)", invocando uma esperança profética de que Jerusalém volte um dia a ser uma fonte de sabedoria e de paz.
A visita do general Eyal Zamir ao Muro foi uma das suas primeiras acções públicas desde a tomada de posse. Sendo um lugar tão sagrado e reverenciado para os judeus do mundo inteiro, Zamir terá aproveitado para meditar ali sobre a sua futura e espinhosa missão num tempo tão importante para a História de Israel. Seguindo a tradição, o general escreveu uma nota e introduziu-se nas pequenas brechas existentes entre as enormes pedras que compõem o muro - uma parte do grande muro que sustentava a estrutura do antigo Templo de Jerusalém.
O texto que Zamir escreveu foi o seguinte: "5 de Adar, 5 de Março de 2025, no Muro Ocidental, onde o Templo outrora esteve, foram estabelecidos os fundamentos do povo judeu." E a mensagem prosseguiu, agora em forma de compromisso: "Agiremos com determinação e acreditamos na nossa capacidade de defender a Terra de Israel e de proteger os judeus, tanto em Israel como em todo o mundo."
A nota do general terminou com uma sentida oração e uma revitalização bíblica, misturando humildade pessoal com uma visão de clareza moral: "Oro pelos reféns e pela segurança dos que defendem a nossa nação: soldados, forças de segurança, e todos os que estão em guarda por Israel. Desde Sião sairá a Torá" - uma alusão ao texto profético bíblico de Isaías 2.3.
"Assinado: Major General Eyal Zamir".
O nosso desejo e oração é que Deus abençoe este homem na sua difícil missão de dirigir os destinos do país, defendendo o seu povo e território.
Shalom, Israel!
1 comentário:
Glória a Deus
Enviar um comentário