quarta-feira, julho 16, 2025

ISRAEL BOMBARDEIA A SÍRIA EM DEFESA DA MINORIA DRUZA EM SWEIDA


Desde esta manhã que a aviação israelita tem estado a bombardear posições ligadas ao exército sírio, incluindo na própria capital Damasco. Estes bombardeamentos a carros de combate e carros de caixa aberta com metralhadoras montadas visam impedir que estes veículos consigam chegar a Sweida, no Sul da Síria, uma região de maioria druza que tem estado desde há dias a ser massacrada pelas forças do novo governo sírio. Israel tem estado também a bombardear depósitos de armas e outros alvos militares sirios. 

Apesar de um aparente cessar-fogo por parte das tropas sírias, Israel não põe muita confiança no mesmo, uma vez que está a lidar com um regime verdadeiramente jihadista que não respeita as minorias existentes no país. 

Para Israel, o regime sírio tentou enganar as potências mundiais e europeias, tentando mostrar uma imagem pacífica, quando a realidade é bem diferente no terreno. "Quando este regime tomou inicialmente o poder, eles falavam com muita simpatia - as pessoas diziam: 'vejam, eles estão a falar!' Eles sabem exactamente o que os europeus gostam de ouvir, e é isso que eles falam. Mas há uma grande distância entre a retórica deles no exterior e as acções em casa."

MAIS DE 300 MORTOS

Desde o início deste recente conflito no passado Domingo que já se registaram mais de 300 mortos na província síria de Sweida, onde reside uma maioria druza amiga de Israel. Segundo o "Observatório Sírio para os Direitos Humanos", desde Domingo foram mortos 69 combatentes druzos, para além de 40 civis, dos quais 27 em "execuções sumárias" às mãos de membros do ministério da defesa e do interior da Síria. 165 elementos das forças governamentais e 18 combatentes beduínos foram também abatidos, para além de 10 membros das forças governamentais. 

Os ataques israelitas destruíram parte de um edifício de 4 andares adjacente ao Ministério da Defesa sírio. Um dos ataques atingiu as imediações do próprio palácio presidencial. O edifício do comando central das forças militares foi também atingido pela aviação israelita, uma vez que foi daí que partiram as forças militares para atacar os druzos em Sweida. Os EUA já pediram entretanto a Israel para cessar os bombardeamentos na Síria. 


MAIS DE 1.000 DRUZOS ISRAELITAS ATRAVESSARAM A FRONTEIRA

Em solidariedade com os seus irmãos druzos na Síria, mais de 1000 druzos israelitas romperam a barreira fronteiriça e entraram em território sírio, tendo as forças israelitas tentado impedir este avanço para o país vizinho, uma vez que poderá acarretar perigos para o Norte de Israel. 

Shalom, Israel!

Sem comentários: