terça-feira, janeiro 20, 2026

ISRAEL AUMENTA PARA 48 O NÚMERO DOS SEUS AVIÕES DE GUERRA F-35


Israel continua a dominar o espaço aéreo do Médio Oriente.

No passado Domingo as IDF confirmaram que a Força Aérea de Israel tinha recebido 3 novos aviões caça F-35, tendo os mesmos aterrado na base aérea de Nevatim, no Sul de Israel. Estes novos aviões adquiridos à norte-americana Lockheed Martin vêm assim expandir a frota israelita da 5ª geração para 48 aviões F-35. Com esta entrega, Israel já recebeu 48 dos 50 aviões F-35 comprados aos EUA. Os restantes dois deverão ser entregues até ao final deste ano.

Estes aviões têm desempenhado um papel cada vez mais crucial na manutenção da superioridade aérea de Israel pelo Médio Oriente. A Força Aérea Israelita tem neste momento mais experiência em combate aéreo do que qualquer outra nação do mundo. 

Ao contrário de outros modelos mais antigos como o F-16 e o F-15, os caças F-35 possuem uma capacidade furtiva que lhe permite escapar aos sistemas de radar inimigos. 

"A Força Aérea de Israel tem provado as suas capacidades em operações críticas com os esquadrões 116 e 140, e procuramos ainda aumentar esse forte desempenho. Juntando uma combinação de capacidade furtiva, fusão sensorial e guerra electrónica, a 5ª geração dos F-35 assegurará que a Força Aérea Israelita permanece na dianteira das ameaças actuais."

Os aviões F-35 desempenharam um papel crucial na histórica operação ofensiva israelita "Operação Leão Desperto" contra os activos nucleares, militares e de mísseis do Irão no passado mês de Junho. Os aviões furtivos possibilitaram à Força Aérea fugir aos radares iranianos e neutralizar os mesmos.

As capacidades furtivas dos caças F-35 abriram também o caminho para que os antigos F-15 e F-16 israelitas pudessem participar na ofensiva aérea sem precedentes contra o Irão e que envolveu cerca de 200 meios aéreos da Força Aérea.

Enquanto os caças F-35 oferecem capacidades furtivas avançadas, estes aviões da 5ª geração possuem uma menor carga útil capaz de carregar mísseis e bombas. A FAI tem por isso emparelhado a expansão da sua frota de F-35 com upgrades para outras plataformas ofensivas. Israel requereu à Boeing norte-americana a compra de 25 caças avançados F-15EX em Janeiro de 2023. Entretanto, já em Setembro de 2025 a FAI deu sinais de querer fazer um upgrade dos seus antigos caças F-16 Barak devido ao seu desempenho estelar durante a ofensiva militar contra o Irão em Junho passado. A verdade é que os pilotos comprovaram ser capazes de levar esses aviões até ao Irão e voltar sem necessidade de reabastecimento.

Shalom, Israel!

Sem comentários: