sexta-feira, setembro 15, 2006

FINALMENTE, A AMNISTIA INTERNACIONAL...


Parece que afinal a verdade dos factos começa a surgir: A Amnistia Internacional, não necessariamente conhecida como favorável a Israel, acaba de acusar o movimento terrorista Hezbollah de "sérias violações às leis humanitárias internacionais que equivalem a crimes de guerra" durante a recente guerra no Líbano, segundo uma reportagem publicada hoje em Londres. O relato do grupo de direitos humanos condenou os "ataques deliberados" contra civis israelitas com rockets disparados pelo Hezbollah e não provocados por Israel, matando 43 pessoas, incluindo 7 crianças.
Em reuniões com a Amnistia Internacional, o Hezbollah respondeu que os seus ataques ao Norte de Israel com mísseis foram em retaliação aos ataques dos israelitas aos civis libaneses - um argumento que provou estar completamente falso. Os representantes da Amnistia não negaram os estragos extensos causados pelas forças de Israel, mas lembraram os porta-vozes do Hezbollah que em qualquer caso, alvejar civis é proibido pelas leis internacionais. Durante o conflito ocorrido durante parte de Julho e Agosto, num total de cerca de um mês, os guerrilheiros shiitas apoiados pelo Irão dispararam perto de 4.000 mísseis contra centros populacionais do Norte de Israel.
"A escala dos ataques do Hezbollah contra cidades, vilas e aldeias, a natureza indiscriminada das armas utilizadas e as declarações dos líderes confirmando a sua intenção de atingir civis tornam bem claro que o Hezbollah violou as leis da guerra." - disse a secretária geral internacional Irene Khan, em comentário à reportagem. "O facto de Israel tter também cometido sérias violações de modo nenhum justifica violações por parte do Hezbollah" - acrescentou Khan.
Esta reacção da AI poderá ser consequência dos muitos protestos mundiais pelo facto de o relatório anterior da organização apenas condenar Israel, esquecendo por completo os crimes de guerra cometidos pelos terroristas.

Israel não precisa da opinião favorável da Amnistia - apenas que a verdade dos factos possa ser livre e equilibradamente trazida à luz. Espero que alguns dos nossos jornalistas e comentadores de uma certa tendência levem em consideração este relatório da AI e comecem finalmente a ver os factos conforme eles são.

Shalom, Israel!


2 comentários:

Anónimo disse...

Finalmente a amnistia

Lai disse...

Fico contente pela reposição da verdade...

Lai